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Adesão à Greve de 31 de janeiro

Face à ausência de disponibilidade do Ministério da Educação para negociar com os sindicatos as matérias essenciais para a vida dos Educadores, dos Professores e de toda a comunidade educativa, o SIPE manifesta a sua solidariedade para com os trabalhadores da administração pública e adere à greve convocada para 31 de janeiro.

 

Consideramos que as reivindicações dos docentes relativas à recuperação do tempo de serviço, aposentação, horários de trabalho, ultrapassagens, descontos dos docentes contratados para a Segurança Social, integração na carreira dos técnicos de educação, recuperação salarial, concursos por graduação profissional, entre outros, são legítimas e devem ser objeto de diálogo franco e aberto em sede de negociação.

 

Infra segue um resumo da reunião com o Ministério da Educação, no dia 22 de janeiro.

 

REUNIÃO COM O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

O SIPE reuniu com o Ministério da Educação no dia 22 de janeiro pelas 11 horas. Na reunião estiveram presentes o Ministro da Educação e os respetivos Secretários de Estado.

O SIPE apresentou o caderno reivindicativo e solicitou esclarecimentos quer políticos (os quais dizem respeito às notícias veiculadas pela imprensa), quer técnicos, (acesso à plataforma da DGAE, questões relacionadas com progressões e perdas inadmissíveis de tempo de serviço).

O Ministro da Educação começou por reiterar a disponibilidade para dialogar com os professores e respetivos sindicatos. No entanto:

1. Não esclareceu nenhuma das questões colocadas pelo SIPE;

2. Não calendarizou nenhuma reunião;

3. Não referiu nenhuma intenção de abrir um processo negocial;

4. Não esclareceu quais os possíveis temas a abordar com os sindicatos.

 

É, pois, com muita apreensão que vemos a possibilidade de resolver os problemas que a classe docente atravessa através do diálogo e da negociação.

 

O SIPE irá solicitar nova reunião com o Secretário de Estado para abordar e discutir os temas respeitantes à carreira docente e à valorização do Estatuto de Professor.

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