Reunião com o ME, resultado da reunião

Atualização resultado da reunião 

Vamos continuar em Luta, luta, luta.....

Independentemente do sindicado, ou de ser sindicalizado, estamos todos unidos

Nós Juntos Somos uma força, que ninguém pode parar.

 

 

Informação à entrada da reunião

O SIPE e a sua comitiva de professores e educadores já se encontra na 24 de Julho.

Um grande número de professores e educadores vindos de vários pontos do país  encontram-se à porta da 24 de Julho.

Júlia Azevedo, Rosa Maria, Luís Santos e Filipe Abreu estão neste momento reunidos com o Ministro da Educação, os dois secretários da educação e mais 2 secretários de estado, o do Orçamento e a das finanças.

Da parte do governo estão todos os elementos para um acordo,

Da parte do SIPE e dos restantes sindicatos da plataforma estão com o apoio todo dos professores para delinear o acordo, não pondo em  questão os 9 anos, 4 meses e 2 dias.

Não vai ser fácil, mas com força e união, vamos conseguir! 

 

 

Comunicado do SIPE após a reunião de 11 de julho com o ME

Professores não baixam as armas perante a aparente flexibilidade negocial do Ministério da Educação.

No decurso da reunião tida hoje, dia 11 de julho, no Ministério da Educação, o SIPE – Sindicato Independente de Professores e Educadores informa que não vai desmobilizar ou amenizar a luta que tem levado a cabo pela reposição do tempo de serviço congelado de 9 anos, 4 meses e 2 dias, apesar do Ministério da Educação (ME) ter demonstrado neste encontro alguma flexibilidade de negociar sobre este tema.

Ainda que o ME, pela primeira vez em vários meses, não tenha colocado de parte a possibilidade de repor a totalidade de tempo de serviço congelado aos professores, também não se comprometeu em fazê-lo, adiando mais uma vez a decisão. Desta vez, tudo irá depender dos resultados que forem apurados por uma comissão técnica, constituída por representantes dos sindicatos e por técnicos do ME e do Ministério das Finanças, que irá contabilizar o custo total da reposição do tempo de serviço dos professores e cuja primeira reunião deverá realizar-se ainda este mês, na semana de 23 a 27 de julho.

Perante este cenário, o SIPE irá manter as manifestações regionais de professores por distrito, convocadas para esta sexta-feira, assim como a greve às avaliações e a que está agendada para o primeiro dia de aulas, a 17 de setembro. Desta forma, pretende reforçar que não abdicará da reposição na totalidade do tempo de serviço congelado, ainda que esteja disponível para negociar a forma e o prazo limite pois, se hoje o ME recuou com o ultimato que tinha feito aos professores com a proposta de repor apenas 2 anos e 10 meses de serviço é graças ao empenho dos professores em levar avante esta luta pelos seus direitos.

Além de não recuar nas formas de luta definidas antes da reunião de hoje, o SIPE já informou o ME de que o incumprimento, por parte do Governo, do exposto no documento do Orçamento de Estado 2018 relativamente à recuperação do tempo de serviço, irá motivar uma queixa a entidades internacionais. A luta dos professores irá continuar até que haja uma efetiva reposição dos 9 anos, 4 meses e 2 dias que o ME quis apagar.                  

Porto, 11 de julho de 2018

 

Notícia na TV Europa

"O SIPE indicou que informou “o ME de que o incumprimento, por parte do Governo, do exposto no documento do Orçamento de Estado 2018 relativamente à recuperação do tempo de serviço, irá motivar uma queixa a entidades internacionais”, e acrescentou que “a luta dos professores irá continuar até que haja uma efetiva reposição dos 9 anos, 4 meses e 2 dias que o ME quis apagar.”"

 

 

Vamos continuar em

Luta, luta, luta.....

Independentemente do sindicado, ou de ser sindicalizado, estamos todos unidos

Nós Juntos Somos uma força que ninguém pode parar

 

São momentos como este, que nos dá força para estarmos unidos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Luta, luta, luta.....

Independentemente do sindicado, ou de ser sindicalizado, estamos todos unidos

Nós Juntos Somos uma força que ninguém pode parar