SIPE REÚNE COM COMISSÃO DA EDUCAÇÃO dia 24 de janeiro

Apela aos deputados do PS que pressionem o Governo a abrir processos negociais que reponham a dignidade docente, nomeadamente sobre a recuperação do tempo de serviço, eliminação das vagas, horários de trabalho, reduções efetivas por idade e tempo de serviço, mobilidade por doença, aposentação, entre outros.

 

Os professores estão em luta! Sustenta-os a Força da sua razão!

“Há algo maior que o poder que se chama justiça.”

André Malraux

 

Exmo.(a) Senhor(a) Presidente da Comissão de Educação e Ciência

O SIPE, Sindicato Independente de Professores e Educadores, enquanto associação sindical representativa da classe docente sempre se preocupou pela defesa incondicional da Escola Pública e, como não podia deixar de ser, pela classe que representa: os docentes.

 

O SIPE considera que é através da Educação que se forma a sociedade e que se ditam os destinos de um Povo. Desta forma, as políticas educativas revelam-se de extrema importância para a construção de uma sociedade esclarecida, livre e democrática, assim como para o desenvolvimento social e económico do País.

 

É urgente o reforço de medidas que valorizem a Escola Pública, garantindo sempre o princípio da universalidade, equidade, gratuitidade e democratização do acesso à Educação. A garantia de acesso e sucesso educativo para todos, independentemente das condições sociais e económicas de cada um, só se concretiza através da escola pública, pelo que compete ao Estado assumir as suas responsabilidades.

 

Ora não é isso que acontece, aliás estamos extremamente apreensivos com as políticas educativas e preocupados com a não valorização da carreira docente, cuja consequência é a falta de candidatos a esta profissão.

 

Que futuro será o nosso e o dos nossos filhos sem Professores?

 

Estamos a viver tempos atribulados. Somos professores, também pais e cidadãos preocupados com o futuro da Educação.

 

Pelo exposto, vimos por este meio solicitar uma reunião com caráter de urgência, com o intuito de debater o estado atual da Educação, pois, sendo esta um dos pilares fundamentais de qualquer Nação, é importante e urgente encontrar estratégias e convergir para soluções que vão ao encontro da melhoria das políticas educativas extremamente penalizadoras da carreira docente e da escola pública.

 

Pelos nossos alunos, que se esperam futuros cidadãos críticos, agentes ativos na construção de um País desenvolvido, pela Escola Pública e por Portugal, a profissão de Professor/Educador tem de ser reconhecida e valorizada.

 

Lê a notícia no Jornal Económico

 

"Júlia Azevedo, presidente do Sindicato Independente de Professores e Educadores, estará esta terça-feira, 24 de janeiro, no Parlamento a defender a necessidade de melhorar as políticas educativas extremamente penalizadoras da carreira docente e da escola pública."

“É importante e urgente encontrar estratégias e convergir para soluções que vão ao encontro da melhoria das políticas educativas extremamente penalizadoras da carreira docente e da escola pública. Pelos nossos alunos, que se esperam futuros cidadãos críticos, agentes ativos na construção de um País desenvolvido, pela Escola Pública e por Portugal, a profissão de Professor/Educador tem de ser reconhecida e valorizada”, afirma Júlia Azevedo."

 

Não podemos parar.

Somos Força.

Somos Razão.

Todos Unidos Conseguimos.