SIPE apelou à abertura de processos negociais sérios

O SIPE apelou esta terça-feira no parlamento, sobretudo aos deputados socialistas, para que o Governo seja pressionado para abrir "processos negociais sérios" com os professores.

 

"Precisamos de paz social. Faço o apelo para que sejam abertos processos negociais sérios", disse Júlia Azevedo, presidente do SIPE, aos deputados da comissão parlamentar de Educação e Ciência, que esta terça-feira ouviu o sindicato a propósito do momento de contestação no setor e das reivindicações dos professores.

 

A presidente do SIPE deu ênfase às dificuldades na carreira docente, em cada uma das suas fases, sublinhando a precariedade nos contratados, cujos vencimentos são insuficientes para pagar despesas, sobretudo com habitação, em regiões mais pressionadas pela falta de docentes, como Lisboa, frisando que dez mil professores profissionalizados optaram por abandonar a profissão.

 

"É muito importante que devolvam a dignidade aos professores.

 

Temos que chegar a um entendimento e isso passa por abrir processos negociais mais amplos, sublinhando que em 2023 se continua a discutir o nível de burocracia nas escolas e pedindo negociações sobre horários de trabalho, recuperação de tempo de serviço, mobilidade por doença e quotas.

 

Referindo a sucessão de notícias de corrupção e de injeções de dinheiro em bancos ou na TAP, Júlia Azevedo disse que "é difícil de aceitar neste momento o argumento da falta de dinheiro".

 

"Parece que há dinheiro para tudo, menos para as classes trabalhadoras. Já chega", afirmou

 

Na intervenção final, Júlia Azevedo fez um apelo no mesmo sentido:

"Basta de palavras, queremos ação".

 

 

Lê a notícia no Jornal Correio da Manhã

 

 

Assiste à intervenção do SIPE na Comissão de Educação

 

 

 

Basta de palavras, queremos ação!