SIPE lança "Plataforma Segurança nas Escolas"

Sipe lança plataforma segurança nas escolas.

Preocupado com a segurança de toda a comunidade educativa o sipe tem vindo a alertar para a necessidade de se cumprirem todas as diretivas de segurança sanitária.

 

A segurança de toda a Comunidade Educativa, professores, educadores, alunos, assistentes operacionais, técnicos especializados e famílias envolvidas, constitui uma dimensão essencial para a preconização da qualidade da Educação.


O SIPE está preocupado e tem vindo a alertar para a necessidade de se cumprirem todas as diretivas de segurança sanitária.

Tem-se sentido alguma incoerência na aplicação dos procedimentos e dúvidas e dificuldades nas decisões a adotar, daí o contributo de todos ser muito importante.

Nesse sentido, o SIPE criou esta plataforma que visa a partilha, recolha de informações e testemunhos, de modo a ter o feedback da evolução da atual realidade, por forma a melhorar o acompanhamento e a sua participação ativa em defesa da segurança dos Docentes e Comunidade Educativa.

Participa e colabora para a tua própria segurança! Dá-nos o teu feedback! Preenche a submete o inquérito! Assegura-se confidencialidade!

 

CLICA AQUI, PREENCHE E SUBMETE O INQUÉRITO!

 

 

ALGUMAS PROPOSTAS, EXIGÊNCIAS E IMPORTANTES REINVIDICAÇÕES:

O SIPE entende que os docentes deviam ser todos testados, especialmente quando surjam casos COVID 19.

O SIPE pede que neste contexto pandémico docentes de risco possam exercer em Teletrabalho.

Há escolas com dificuldades em garantir o acompanhamento à distância a alunos em isolamento profilático. A denúncia é feita .... pelo Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE). Defende a criação de uma bolsa de professores de risco que garantam esses apoios, pois as dificuldades de substituição dos docentes vão agravar-se. 

O SIPE relembra que em 2021 ir-se-ão efetuar concursos interno e externo, exige a diminuição das áreas geográficas dos QZP´s, o aumento do número de vagas de quadro de agrupamento de escolas de forma a acompanhar as reais necessidades, e a valorização e cumprimento da graduação profissional, na busca de uma efetiva e justa estabilidade docente.

Aposentação - O SIPE pugna para uma urgente reformulação dos requisitos para uma aposentação mais justa e digna, e, de forma a criar-se simultaneamente condições à empregabilidade e ao desempenho profissional dos novos docentes. 

Para uma aposentação imediata, reivindica 40 anos de carreira contributiva independentemente da idade, e progressivamente, a redução de um ano de carreira por cada ano civil, até aos 36 anos de carreira contributiva independentemente da idade.

O envelhecimento da classe é o problema mais grave que ameaça tanto a carreira como o ensino, pondo em causa o transfere e a experiência profissional entre as diferentes gerações de docentes.

O SIPE exige a negociação com o ME, de um valor significativo das despesas que os docentes suportam em deslocações para o seu exercício profissional, para dedução em sede de IRS.

O SIPE propõe subsídio de risco para Docentes que lecionem em zonas consideradas altamente problemáticas.

 

Conta com o SIPE! Nós contamos contigo!

Para mais informações contacta o SIPE mais perto de TI