SIPE exige reforço das medidas de segurança nas escolas

 

A Escola tem um papel primordial no combate à exclusão e às assimetrias sociais.

A Escola Pública é NOSSA e é a única garantia de uma sociedade inclusiva e equitativa.

No entanto, com a atual conjectura, nomeadamente os hospitais sobrecarregados e os cuidados intensivos à beira da ruptura, receamos que os sacrifícios económicos, psicológicos e sociais resultantes deste confinamento se revelem infrutíferos mantendo as escolas abertas.

Na verdade são dois milhões de alunos que circulam diariamente com toda a logística inerente. Não nos esqueçamos que os jovens são assintomáticos mas transmissores.

Posto isto, perante a decisão do Governo de manter as escolas abertas e uma vez que os docentes estão na linha da frente queremos:

  • acesso prioritário às vacinas 
  • testes rápidos nas escolas
  • melhores condições de segurança nas escolas
  • salvaguarda dos docentes doentes de risco permitindo-lhes o acesso ao teletrabalho ou a possibilidade de entregarem declarações médicas sem o limite de 30 dias

Consulta as notícias:

Jornal de Notícias

"O Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) defendeu esta quarta-feira que são precisas medidas para garantir a segurança dos profissionais que trabalham nas escolas, que irão permanecer abertas."

 

 

 

Notícias ao Minuto

 "O sindicato discorda da decisão de não fechar as escolas e receia que "os sacrifícios económicos, psicológicos e sociais" a que os portugueses estarão sujeitos durante este período, de nada sirvam e não surtam qualquer efeito devido a esta opção do executivo."