SIPE congratula-se com resultados obtidos pelos alunos portugueses a Matemática, Ciências e Leitura

Relatório da OCDE aponta “melhoria significativa” do desempenho dos alunos portugueses

SIPE congratula-se com resultados obtidos pelos alunos portugueses a Matemática, Ciências e Leitura

 

O Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) congratula-se com os resultados obtidos pelos alunos portugueses nos testes PISA (Programme for International Student Assessment), no domínio da Matemática, Ciências e Leitura. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), com base nos resultados que os alunos de 15 anos têm nos testes PISA desde 2010, os alunos portugueses são os únicos da OCDE que têm vindo a “melhorar significativamente” os seus desempenhos ao longo dos anos.

 

«Estes resultados são ainda mais admiráveis quando constatamos, e corroborado pelo referido relatório, que as escolas portuguesas têm sistemas de internet lentos, plataformas de ensino pouco eficazes e uma enorme falta de funcionários nas escolas», destaca o SIPE. Esta lacuna é referida no relatório, que coloca Portugal em terceiro lugar no índex dos países com maior escassez de recursos humanos no ensino público.

 

«Apesar do corpo docente extremamente envelhecido e da perda contínua de autoridade e prestígio, os docentes portugueses continuam a dar, consecutivamente, provas de um grande profissionalismo e entrega à profissão», enaltece o Sindicato Independente de Professores de Educadores, questionando «até quando o prestígio do Ministério da Educação se vai continuar a construir à custa do enorme esforço dos professores».

 

Lê a notícia na comunicação social:

Jornal Expresso

"Apesar do corpo docente extremamente envelhecido e da perda contínua de autoridade e prestígio, os docentes portugueses continuam a dar, consecutivamente, provas de um grande profissionalismo e entrega à profissão", referem os representantes dos professores.