Greve 4 de Outubro - BASTA DE PALAVRAS, QUEREMOS ATOS

O SIPE convocou uma greve para o dia 4 de outubro de 2021                             

 

As notícias na Comunicação Social

 

Jornal de Notícias

"Os professores querem pressionar a tutela a retomar as negociações com os sindicatos "após dois anos de silêncio" por parte do ministério, disse a presidente do SIPE, Júlia Azevedo."

 

 

Observador

"A decisão de avançar para uma greve nacional foi tomada a 17 de setembro, durante uma vigília organizada pela SIPE, explicou em comunicado o sindicato que convocou a paralisação."

 

 

 

RTP

 

 

Os professores realizam na segunda-feira uma greve nacional para exigir o retomar de negociações com o Ministério da Educação sobre a situação profissional dos docentes, anunciou hoje o Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE).

 

SIC Notícias

"Antevemos uma grande adesão por parte dos professores a esta greve nacional", disse Júlia Azevedo, acrescentando que nos últimos dias o sindicato tem assistido "a uma grande mobilização, que comprova que os professores estão determinados a lutar pelos seus direitos"."

 

 

 

TVI


"Os professores realizam na segunda-feira uma greve nacional para exigir o retomar de negociações com o Ministério da Educação sobre a situação profissional dos docentes, anunciou hoje o Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE)."

 

 

 

(CONSULTA O PRÉ-AVISO)

Razões de uma greve:   

 

O Ministério da Educação tem vindo sucessivamente a elogiar os Educadores e Professores.

No entanto, os sucessivos agradecimentos não se têm traduzido em ações que resultem em alterações legislativas que conduzam às melhorias das condições de trabalho dos docentes.

Ao fim de 10 anos consecutivos de perdas de direitos e após dois anos em que os professores DERAM TUDO, obtivemos como resposta do Governo às propostas de negociação, um silêncio cada vez mais ensurdecedor.

Assim, exigimos:

 

A ABERTURA URGENTE DOS PROCESSOS NEGOCIAIS          

 

BASTA DE PALAVRAS QUEREMOS ATOS!

 

1. AVALIAÇÃO/ PROGRESSÃO - Fim das vagas de acesso ao 5.º e 7.º escalões e recuperação integral do tempo de serviço;

 

2. APOSENTAÇÃO - Regime de aposentação especial para todos os Educadores/Professores e viabilização da pré-reforma com salários justos;

 

3. CONCURSOS - Colocação por graduação profissional em todos os momentos dos concursos e diminuição territorial dos Quadros de Zona Pedagógica;

 

4. ULTRAPASSAGENS . Tempo de serviço igual, escalão igual e salário igual;

 

5. HORÁRIOS DE TRABALHO - Redução da componente letiva por idade para a componente individual de trabalho e respeito pelas 35 horas semanais de trabalho;

 

6. SUBSÍDIO DE DESLOCAÇÃO/ALOJAMENTO E DEDUÇÃO DAS DESPESAS em sede de IRS.

 

O direito à negociação, (com diálogo e participação equilibrada de ambas as partes no encontro de pontes), a liberdade sindical e a greve foram conseguidos através de árdua luta nossa e dos nossos antepassados, muitas vezes à custa da liberdade e da própria vida.

Liberdade de pensamento, democracia, justiça e solidariedade são valores pelos quais TEMOS DE LUTAR!

 

VALE SEMPRE A PENA LUTAR - LUTA CONNOSCO - O SIPE és tu!

 

PRÉ AVISO DE GREVE - CONSULTA