Forte Adesão dos Professores e Educadores à Greve promovida pelo SIPE

Vê as notícias na comunicação social.

SIC Notícias 

 

 

 

TVI24

 

 

Jornal de Notícias

"O Sindicato Independente de Professores e Educadores estima que quase metade dos docentes tenha aderido hoje de manhã à greve nacional, provocando o encerramento de "dezenas de escolas" e deixando milhares de alunos sem aulas."

 

 

 

Expresso

""Com esta adesão esperamos que o Ministério da Educação perceba que é preciso retomar as negociações, que é a nossa principal exigência. A ausência de respostas às reivindicações dos professores e de abertura ao diálogo por parte do ministério dura já há dois anos", criticou Júlia Azevedo."

 

 

 

 

 

Jornal Económico

 

"“Foram dois anos muito difíceis, para toda a população, mas o Governo não se pode escudar em uma pandemia e fechar as portas à democracia e à negociação. A negociação não existiu, não tem existido e há muitos pontos diversos que têm de ser debatidos, que os professores assim o querem e desejam e em democracia é assim que se faz”, sublinhou a representante da SIPE."

 

 

 

RTP Notícias

 

 

 

"Para o SIPE, a tutela de estar a impedir a realização de negociações que poderiam resolver problemas como o envelhecimento da classe docente, a sobrecarga de horário e de trabalho, além da precariedade e das ultrapassagens na carreira docente."

 

 

 

Forte Adesão dos Professores e Educadores à Greve promovida pelo SIPE, Sindicato Independente de Professores e Educadores, em véspera da comemoração do Dia Mundial do Professor

 

Pelo território nacional continental, de norte a sul do país, centenas de escolas encerraram ao nível do 1.º ciclo do ensino básico, bem como jardins de infância.  Foi também muito significativa a participação dos docentes dos Ensinos Básico e Secundário rondando, nas escolas apuradas, 50% de adesão à greve.

O SIPE, Sindicato Independente e Apartidário, congratula-se com a magnífica resposta dos docentes que evidenciaram o seu efetivo descontentamento, solidarizando-se com as verdadeiras razões desta forma de luta.

 

Move-nos a Força da nossa razão!

 

Ao Ministério dizemos:

 

BASTA DE PALAVRAS, QUEREMOS ATOS!

 

  1. ABERTURA URGENTE DE PROCESSOS NEGOCIAIS

 

  1. AVALIAÇÃO/ PROGRESSÃO - Fim das vagas de acesso aos 5.º e 7.º escalões e recuperação integral do tempo de serviço;

 

  1. APOSENTAÇÃO - Regime de aposentação especial para todos os Educadores/Professores e viabilização da pré-reforma com salários justos;

 

  1. CONCURSOS - Colocação por graduação profissional em todos os momentos dos concursos e diminuição territorial dos Quadros de Zona Pedagógica;

 

  1. ULTRAPASSAGENS - Tempo de serviço igual, escalão igual e salário igual;

 

  1. HORÁRIOS DE TRABALHO - Redução da componente letiva por idade para a componente individual de trabalho e respeito pelas 35 horas semanais de trabalho;

 

  1. SUBSÍDIO DE DESLOCAÇÃO/ALOJAMENTO E DEDUÇÃO DAS DESPESAS em sede de IRS.

 

No imediato, iremos entregar duas petições na Assembleia da República (ultrapassagens e horários de trabalho).

 

Juntamente com todos os Educadores, Professores e Escolas iremos fazer um levantamento exaustivo de cada um dos itens reivindicativos e fazermo-nos ouvir junto do Ministério da Educação, Grupos Parlamentares, Partidos Políticos e Presidente da República, para lhe lembrar que vivemos em democracia e que há muito para alterar na nossa carreira.

 

O direito à negociação, (com diálogo e participação equilibrada de ambas as partes no encontro de pontes), a liberdade sindical e a greve foram conseguidas através de árdua luta nossa e dos nossos antepassados, muitas vezes à custa da liberdade e da própria vida.

 

Liberdade de pensamento, democracia, justiça e solidariedade são valores pelos quais TEMOS DE LUTAR!

 

VALE SEMPRE A PENA LUTAR - LUTA CONNOSCO - O SIPE és tu!

 

TODOS JUNTOS CONSEGUIMOS!