ABERTURA DAS CRECHES, PRÉ-ESCOLAR E ENSINO SECUNDÁRIO: Orientações do Ministério e Parecer do SIPE

 

ABERTURA DAS CRECHES, PRÉ-ESCOLAR E SECUNDÁRIO – Posição do SIPE

 

Antes de mais, sublinhamos que os professores e as escolas, num curtíssimo espaço de tempo, reinventaram-se para conseguirem alterar um paradigma de ensino centenário. Um corpo docente como o que temos, altamente dedicado e especializado, é que permitiu ao Governo a escolha das opções hoje tomadas. Esperamos que, definitivamente o Ministério da Educação, o Governo, todos os políticos e a sociedade, em geral, reconheçam o mérito e o enorme sentido de responsabilidade dos Professores e Educadores de Portugal

 

Face às medidas anunciadas pelo Governo a respeito do funcionamento do ensino no terceiro período letivo do ano 2019/2020, em contexto de pandemia e ameaça de contágio do novo Coronavírus, o SIPE comunica o seguinte:

 

Informações Gerais:

  • Devem ser seguidas à risca as orientações da Direção Geral de Saúde;
  • Porque se trata da vida das pessoas, o Ministério da Educação, relativamente à abertura das escolas e creches deve ter a preocupação clara de definir regras gerais e informar de forma clara e inequívoca toda a população;
  • Devem ser ministrados minicursos de formação para o conhecimento e aplicação dos procedimentos do Plano de Contingência, atualizado às novas condições, incluindo a utilização das máscaras e/ou viseiras, o distanciamento social, a higienização das mãos e dos espaços, regras de utilização dos espaços e materiais.

 

Ensino Secundário: - abertura a 18 de maio

A possibilidade de abertura das escolas para o 11.º e 12.º ano, até ao final do presente ano letivo, só deve ser concretizada se:

1 - A Direção Geral de Saúde considere que estão reunidas as condições para isso;

2 – As escolas tiverem capacidade de implementar as medidas de prevenção e contenção do Covid-19, entre as quais, recurso pessoais para o número de alunos por sala de aula;

3 – Após definidas as condições de funcionamento, serem ponderadas as vantagens e desvantagens no sentido de avaliar se as primeiras valem o risco para alunos, docentes, não docentes, famílias e saúde pública.

 

Ainda neste aspeto, o SIPE defende que apenas devem ir à escola as pessoas indispensáveis ao seu funcionamento, que deve ser distribuído material de proteção, higienização e a atualização do Plano de Contingência.

Aliás esta tem sido a posição tomada pelo SIPE – consulta AQUI –

 

Creches/Pré-Escolar – abertura 1 de junho de 2020

O Governo prolongou o calendário escolar até 26 de junho.

Estando prevista a abertura das creches e do Pré-Escolar a 1 de junho o SIPE considera que:

A proximidade social e afetiva inerente a estas faixas etárias quer por parte dos educadores quer por parte dos bebés e crianças pode facilitar a propagação exponencial do coronavírus junto da comunidade educativa e respetivas famílias com consequências graves para a Saúde Pública.

Não podemos deixar de alertar para o facto de o pré-escolar ser frequentado por crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, divididas em grupos de 25 crianças em cada sala e não nos parece possível que, com apenas uma educadora por sala, seja possível manter o distanciamento social nem será possível a higienização de cada objeto sempre que uma das crianças brincar com ele. Como é do conhecimento publico, tanto quanto se sabe as crianças são, o grupo mais assintomático, mas transmissor e com mais contacto publico.

Tendo ainda em consideração que nos estamos a referir a um período temporal de 3 semanas, consideramos esta decisão precipitada

 

 ORIENTAÇÕES DO MINISTÉRIO

CONSULTA: Regresso às aulas em regime presencial (11º e 12º anos de escolaridade e 2.º e 3.º anos dos cursos de dupla certificação do ensino secundário)