Os Primeiros Passos na Educação Inclusiva - T7

Preço Formação: 45€ Sócio / 110€ Não Sócios

Modalidade: Oficina de Formação

Acreditação: CCPFC/ACC-131063/24

Formador: Patrícia Sousa

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos 1º, 2º, 3º ciclos, Professores do Ensino Secundário, Professores de Educação Especial e Professores dos Grupos de M01 a M36

Cronograma

1a sessão - 17/05/2025 (sábado) - 8h30/13h30 (presencial)
2a sessão - 20/05/2025 (terça) - 17h30/20h30 (assíncrona)
3a sessão - 21/05/2025 (quarta) - 18h30/20h30 (síncrona)
4a sessão - 28/05/2025 (quarta) - 18h30/20h30 (assíncrona)
5a sessão - 06/06/2025 (sexta) - 18h/21h (síncrona)

 

Conteúdos

Trabalho Presencial 
15 horas (b-learning)
-  Introdução à Educação Inclusiva; Conceitos básicos e legislação nacional sobre inclusão (DL nº 54/2018 de 6 de julho).
- Princípios da educação inclusiva e o papel do professor.
- Recursos Específicos de Apoio à Aprendizagem e à Inclusão.
- Tipos de Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão.
- Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)
Identificação das barreiras à inclusão.
Estratégias Pedagógicas Inclusivas. 
Diferenciação pedagógica e ensino multinível - medidas universais e medidas seletivas.
Recursos organizacionais específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão.
Planeamento de aulas inclusivas.
Adaptação Curricular e Avaliação Inclusiva.
Diferenciação pedagógica e ensino multinível - medidas adicionais.
Adaptação de conteúdos, métodos e avaliação para alunos com medidas adicionais (PEI, PIT, Certificação,...).
Ferramentas para avaliar a participação e progresso dos alunos.
Práticas de Sala de Aula Inclusiva. 
Estudos de caso e simulações de cenários inclusivos.
Gestão de sala de aula e promoção de um ambiente colaborativo.

Trabalho Autónomo
 15 horas 
Pesquisa e Leitura de Materiais Complementares
Leitura de artigos científicos, legislações e guias sobre educação inclusiva.
Reflexão sobre as práticas inclusivas apresentadas.
Elaboração e aplicação de um Plano de Aula Inclusivo. 
Identificação das estratégias de ensino diferenciadas a utilizar (aplicação das MSAI e DUA).
Estudo de Caso e Reflexão Crítica
Análise de um estudo de caso real sobre educação inclusiva.
Reflexão escrita sobre os desafios e soluções apresentadas no caso, com propostas de melhoria.