/ Local: / Hora: 40 horas: Presenciais-7h; Síncronas-7h; Assíncronas-6h; Trabalho autónomo-20h
Integração de Inteligência Artificial e Metodologias Ativas no Ensino - ChatGPT, Flipped Classroom e Outras Ferramentas de IA
Preço Formação: 40 € Sócios e 110 € Não sócios
Modalidade: Oficina de Formação B-learning
Acreditação: CCPFC/ACC-135314/25
Formador: José António Almeida Barata
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial e Professores dos Grupos de M01 a M38
Cronograma da Ação:
1.ª Sessão - 03/03/2026 - das 16h00 às 21h00 (3h síncronas + 2h assíncrona);
2.ª Sessão - 07/03/2026 - das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 (Presencial);
3.ª Sessão - 10/03/2026 - das 16h00 às 20h00 (Assíncrona);
4.ª Sessão - 17/03/2026 - das 16h00 às 21h00 (Síncrona).
Objetivos a atingir:
De entre os objetivos a atingir, destacamos:
- Dinamizar o Flipped Classroom no contexto programático de cada disciplina e nível de ensino; - Dinamizar os docentes nas novas formas de interatividade e comunicação com os alunos, comunidade escolar nos recursos on-line, Mobile Learning, B-Learning, e Apps ou aplicações de IA;
- Disponibilizar on-line conteúdos digitais, com enquadramento curricular e científica correta, no âmbito de cada disciplina, área curricular ou temática;
- Saber colocar em prática a utilização de Ferramentas de IA no planeamento da sua prática pedagógica e na criação de aprendizagens por parte dos alunos, recorrendo ao ChatGPT, Copilot ou outras plataformas semelhantes;
- Fomentar o trabalho colaborativo.
Conteúdos da ação:
1.ª Sessão - 5 Horas – 3h síncronas (Videoconferência) e 2h assíncronas
- Apresentação do curso, conteúdos, objetivos, metodologias de trabalho e métodos de avaliação.
- Modo de disponibilização dos conteúdos de apoio à formação, na plataforma: vídeos, slides, documentos, formulários, fichas de trabalhos, método de submissão dos trabalhos a realizar e fóruns de dúvidas e partilha (Esta metodologia será utilizada em todas as sessões).
- Compreender os fundamentos da IA aplicados à educação.
- Refletir sobre o impacto da IA no ensino e nos desafios éticos.
- Introduzir o conceito de "Flipped Classroom" (sala de aula invertida).
- O que é Inteligência Artificial? Exemplos práticos de ferramentas de IA na educação (ChatGPT, Copilot, etc.).
- Potencial e desafios éticos.
- Flipped Classroom: Conceito e benefícios.
- Exemplos práticos e estudos de caso.
- Realização da ficha de trabalho nº1.
2.ª Sessão (7 horas - Presencial)
- Planeamento e Criação de Conteúdos Interativos com recurso à IA
- Aprender a utilizar ferramentas de IA para planeamento pedagógico.
- Criar conteúdos interativos e guias interativos para aulas invertidas.
- Planeamento com IA: Utilização de ferramentas como ChatGPT para planeamento de aulas e elaboração de planos de aula personalizados.
- Uso de aplicativos para colaboração em nuvem (Google Drive, Microsoft Teams, etc.).
- Criação de conteúdos digitais: Estruturação de materiais interactivos.
- Técnicas de design de conteúdo voltado para a sala de aula invertida.
- Criação de um guia interativo com ferramentas digitais.
- Realização da ficha de trabalho nº 2.
3.ª Sessão (4 horas - Assíncronas)
- Implementação da Sala de Aula Invertida com Ferramentas de IA Objetivos: Explorar estratégias de implementação do Flipped Classroom.
- Incentivar a colaboração e o pensamento crítico entre os alunos.
-Estratégias de implementação:
. Organização de atividades pré-aula, durante a aula e pós-aula.
. Utilização de IA para personalizar as aprendizagens dos alunos.
. Promovendo debates, trocas de ideias e aprendizagem ativa.
. Feedback em grupo sobre a experiência simulada.
- Realização da ficha de trabalho nº 3.
4.ª Sessão (4 horas síncronas - Videoconferência)
- Realização do relatório de avaliação da formação em questionário on-line.
- Videoconferência onde os formandos apresentam os trabalhos realizados ao longo da formação e respondem a perguntas colocadas pelo formador e colegas.
- Reflexão sobre os desafios e soluções para aprimorar as práticas.
- Sustentabilidade na utilização de IA e práticas inovadoras.
Regime de avaliação dos formandos:
Obrigatoriedade de marcação de presença no fórum de 2/3 das horas de formação.
A avaliação será feita através de:
• Interesse manifestado e Participação;
• Exercícios práticos de avaliação de conhecimentos realizados no decorrer da formação;
• Apresentação de trabalhos realizados individualmente, no qual aplicam os conteúdos abordados.