Integração de Inteligência Artificial e Metodologias Ativas no Ensino - ChatGPT, Flipped Classroom e Outras Ferramentas de IA

Preço Formação: 40 € Sócios e 110 € Não sócios

Modalidade: Oficina de Formação B-learning

Acreditação: CCPFC/ACC-135314/25

Formador: José António Almeida Barata

Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial e Professores dos Grupos de M01 a M38

Cronograma da Ação:

1.ª Sessão - 03/03/2026 - das 16h00 às 21h00 (3h síncronas + 2h assíncrona);
2.ª Sessão - 07/03/2026 - das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 (Presencial);
3.ª Sessão - 10/03/2026 - das 16h00 às 20h00 (Assíncrona);
4.ª Sessão - 17/03/2026 - das 16h00 às 21h00 (Síncrona).

 

Objetivos a atingir:

 De entre os objetivos a atingir, destacamos:

- Dinamizar o Flipped Classroom no contexto programático de cada disciplina e nível de ensino; - Dinamizar os docentes nas novas formas de interatividade e comunicação com os alunos, comunidade escolar nos recursos on-line, Mobile Learning, B-Learning, e Apps ou aplicações de IA;

- Disponibilizar on-line conteúdos digitais, com enquadramento curricular e científica correta, no âmbito de cada disciplina, área curricular ou temática;

- Saber colocar em prática a utilização de Ferramentas de IA no planeamento da sua prática pedagógica e na criação de aprendizagens por parte dos alunos, recorrendo ao ChatGPT, Copilot ou outras plataformas semelhantes;

- Fomentar o trabalho colaborativo.

 

Conteúdos da ação:

1.ª Sessão - 5 Horas – 3h síncronas (Videoconferência) e 2h assíncronas

- Apresentação do curso, conteúdos, objetivos, metodologias de trabalho e métodos de avaliação.

- Modo de disponibilização dos conteúdos de apoio à formação, na plataforma: vídeos, slides, documentos, formulários, fichas de trabalhos, método de submissão dos trabalhos a realizar e fóruns de dúvidas e partilha (Esta metodologia será utilizada em todas as sessões).

- Compreender os fundamentos da IA aplicados à educação.

- Refletir sobre o impacto da IA no ensino e nos desafios éticos.

- Introduzir o conceito de "Flipped Classroom" (sala de aula invertida).

- O que é Inteligência Artificial? Exemplos práticos de ferramentas de IA na educação (ChatGPT, Copilot, etc.).

- Potencial e desafios éticos.

- Flipped Classroom: Conceito e benefícios.

- Exemplos práticos e estudos de caso.

- Realização da ficha de trabalho nº1.

 

2.ª Sessão (7 horas - Presencial)

- Planeamento e Criação de Conteúdos Interativos com recurso à IA

- Aprender a utilizar ferramentas de IA para planeamento pedagógico.

- Criar conteúdos interativos e guias interativos para aulas invertidas.

- Planeamento com IA: Utilização de ferramentas como ChatGPT para planeamento de aulas e elaboração de planos de aula personalizados.

- Uso de aplicativos para colaboração em nuvem (Google Drive, Microsoft Teams, etc.).

- Criação de conteúdos digitais: Estruturação de materiais interactivos.

- Técnicas de design de conteúdo voltado para a sala de aula invertida.

- Criação de um guia interativo com ferramentas digitais.

- Realização da ficha de trabalho nº 2.

 

3.ª Sessão (4 horas - Assíncronas)

- Implementação da Sala de Aula Invertida com Ferramentas de IA Objetivos: Explorar estratégias de implementação do Flipped Classroom.

 - Incentivar a colaboração e o pensamento crítico entre os alunos.

 -Estratégias de implementação:

. Organização de atividades pré-aula, durante a aula e pós-aula.

. Utilização de IA para personalizar as aprendizagens dos alunos.

. Promovendo debates, trocas de ideias e aprendizagem ativa.

. Feedback em grupo sobre a experiência simulada.

- Realização da ficha de trabalho nº 3.

 

4.ª Sessão (4 horas síncronas - Videoconferência)

- Realização do relatório de avaliação da formação em questionário on-line.

- Videoconferência onde os formandos apresentam os trabalhos realizados ao longo da formação e respondem a perguntas colocadas pelo formador e colegas.

- Reflexão sobre os desafios e soluções para aprimorar as práticas.

- Sustentabilidade na utilização de IA e práticas inovadoras.

 

Regime de avaliação dos formandos:

Obrigatoriedade de marcação de presença no fórum de 2/3 das horas de formação.

A avaliação será feita através de:

• Interesse manifestado e Participação;

• Exercícios práticos de avaliação de conhecimentos realizados no decorrer da formação;

• Apresentação de trabalhos realizados individualmente, no qual aplicam os conteúdos abordados.