Educaplay- Atividades Educativas Multimédia - Turma 1_2026

Preço Formação: 35 € Sócios e 110 € Não sócios

Modalidade: Curso de Formação E-learning

Acreditação: CCPFC/ACC-118743/22

Formador: Prof.ª Sandra Dias

Destinatários: Educadores e Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Cronograma da Ação:

1.ª Sessão - 03/03/2026 - das 18h00 às 20h30 (síncrona);

2.ª Sessão - 06/03/2026 - das 18h00 às 20h30 (síncrona);

3.ª Sessão - 09/03/2026 - 4 horas (assíncronas);

4.ª Sessão - 12/03/2026 - das 18h00 às 20h30 (síncrona);

5.ª Sessão - 13/03/2026 - das 18h00 às 20h30 (síncrona);

6.ª Sessão - 16/03/2026 - 3 horas (assíncronas);

7.ª Sessão - 20/03/2026 25 - das 18h00 às 20h30 (síncrona);

8.ª Sessão - 23/03/2026 - 3 horas (assíncronas);

9.ª Sessão - 25/03/2026 - das 18h00 às 20h30 (síncrona).

 

Objetivos a atingir:

- Promover as TIC como complemento de enriquecimento curricular, como forma de diversificação pedagógica e acompanhamento dos diferentes ritmos de aprendizagem;

- Refletir sobre a aplicação dos recursos nas diferentes disciplinas;

- Criar um repositório (página Web ou Blog) com exercícios interativos nos diferentes níveis de ensino, a fim de serem resolvidos pelos alunos;

- Criar exercícios interativos adaptados aos alunos com necessidades educativas especiais;

- Criação de exercícios de sopas de letras, preenchimento de espaços, escolha múltipla, palavras cruzadas, ordenação de palavras e letras, associação/relacionamento, entre outras;

  • Promover a inovação pedagógica através das ferramentas web 2.0.

 

Conteúdos da Ação:

Plataforma Educaplay - o que é o Educaplay: opções do perfil do utilizador registado.

- Criar atividades:

1 – Palavras cruzadas

2 – Sopa de letras

3 – Jogo ABC

4 – Jogo da Memória

5 – Questionário

6 – Relacionar colunas

7 – Preenchimento de espaços

8 – Jogo de correspondências

9 – Enigma

10 – Vídeo Quiz

11 – Mapa Quiz

12 – Apresentação

13 – Diálogo

14 – Ditado

15 – Froggy Jumps

16 – Ordenar letras

17 – Ordenar palavras.

- Imprimir atividades;
- Publicar atividades;
- Criar e partilhar coleção de atividades;
- Criar e partilhar desafios;
- Definir atividades favoritas;
- Pesquisar e reutilizar atividades;
- Aceder aos resultados das atividades.

 

Regime de Avaliação dos Formandos:

A avaliação dos formandos realizar-se-á de forma contínua, reflexiva e participada e será expresso qualitativa e quantitativamente, de acordo com o seguinte:

- Motivação e participação (1,5) - pertinência e clareza das intervenções; interesse; motivação; iniciativa e autonomia; participação nas atividades e tarefas propostas; integração no grupo; compromissos assumidos.

- Generalização dos saberes e domínio dos assuntos (1,5) - transfere ou generaliza os saberes adquiridos a outras situações; aplica os conhecimentos adquiridos por intermédio de exercícios, análise de casos reais ou por simulação.

- Produção de trabalhos e/ou materiais (7) - conhecimentos demonstrados; interesse na execução dos trabalhos; empenho no trabalho individual e de grupo; qualidade e adequação pedagógica dos trabalhos; apresentação dos trabalhos ou materiais produzidos.

Os formandos serão avaliados individual e quantitativamente, numa escala entre 0 e 10, de acordo com as orientações emanadas pelo CCPFC.