/ Local: Online / Hora: 25 horas
Educaplay- Atividades Educativas Multimédia - Turma 1_2026
Preço Formação: 35 € Sócios e 110 € Não sócios
Modalidade: Curso de Formação E-learning
Acreditação: CCPFC/ACC-118743/22
Formador: Prof.ª Sandra Dias
Destinatários: Educadores e Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Cronograma da Ação:
1.ª Sessão - 03/03/2026 - das 18h00 às 20h30 (síncrona);
2.ª Sessão - 06/03/2026 - das 18h00 às 20h30 (síncrona);
3.ª Sessão - 09/03/2026 - 4 horas (assíncronas);
4.ª Sessão - 12/03/2026 - das 18h00 às 20h30 (síncrona);
5.ª Sessão - 13/03/2026 - das 18h00 às 20h30 (síncrona);
6.ª Sessão - 16/03/2026 - 3 horas (assíncronas);
7.ª Sessão - 20/03/2026 25 - das 18h00 às 20h30 (síncrona);
8.ª Sessão - 23/03/2026 - 3 horas (assíncronas);
9.ª Sessão - 25/03/2026 - das 18h00 às 20h30 (síncrona).
Objetivos a atingir:
- Promover as TIC como complemento de enriquecimento curricular, como forma de diversificação pedagógica e acompanhamento dos diferentes ritmos de aprendizagem;
- Refletir sobre a aplicação dos recursos nas diferentes disciplinas;
- Criar um repositório (página Web ou Blog) com exercícios interativos nos diferentes níveis de ensino, a fim de serem resolvidos pelos alunos;
- Criar exercícios interativos adaptados aos alunos com necessidades educativas especiais;
- Criação de exercícios de sopas de letras, preenchimento de espaços, escolha múltipla, palavras cruzadas, ordenação de palavras e letras, associação/relacionamento, entre outras;
- Promover a inovação pedagógica através das ferramentas web 2.0.
Conteúdos da Ação:
Plataforma Educaplay - o que é o Educaplay: opções do perfil do utilizador registado.
- Criar atividades:
1 – Palavras cruzadas
2 – Sopa de letras
3 – Jogo ABC
4 – Jogo da Memória
5 – Questionário
6 – Relacionar colunas
7 – Preenchimento de espaços
8 – Jogo de correspondências
9 – Enigma
10 – Vídeo Quiz
11 – Mapa Quiz
12 – Apresentação
13 – Diálogo
14 – Ditado
15 – Froggy Jumps
16 – Ordenar letras
17 – Ordenar palavras.
- Imprimir atividades;
- Publicar atividades;
- Criar e partilhar coleção de atividades;
- Criar e partilhar desafios;
- Definir atividades favoritas;
- Pesquisar e reutilizar atividades;
- Aceder aos resultados das atividades.
Regime de Avaliação dos Formandos:
A avaliação dos formandos realizar-se-á de forma contínua, reflexiva e participada e será expresso qualitativa e quantitativamente, de acordo com o seguinte:
- Motivação e participação (1,5) - pertinência e clareza das intervenções; interesse; motivação; iniciativa e autonomia; participação nas atividades e tarefas propostas; integração no grupo; compromissos assumidos.
- Generalização dos saberes e domínio dos assuntos (1,5) - transfere ou generaliza os saberes adquiridos a outras situações; aplica os conhecimentos adquiridos por intermédio de exercícios, análise de casos reais ou por simulação.
- Produção de trabalhos e/ou materiais (7) - conhecimentos demonstrados; interesse na execução dos trabalhos; empenho no trabalho individual e de grupo; qualidade e adequação pedagógica dos trabalhos; apresentação dos trabalhos ou materiais produzidos.
Os formandos serão avaliados individual e quantitativamente, numa escala entre 0 e 10, de acordo com as orientações emanadas pelo CCPFC.