Integração da Inteligência Artificial (IA) na Educação e sua aplicação em sala de aula - Lagos

Preço Formação: 25€ Sócios / 100€ Não Sócios

Modalidade: Curso de Formação

Acreditação: CCPFC/RFO-24619/08

Formador: Maria de Fátima da Silva Diogo

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, Professores do Ensino Secundário, Professores de Educação Especial e Professores dos Grupos M01 a M38

Sessões:

 27 de janeiro      18h45 - 21h15     2h30 

30 de janeiro       18h45 - 21h15     2h30 

3 de fevereiro      18h45 - 21h15     2h30 

5 de fevereiro       18h45 - 21h15     2h30 

10 de fevereiro     18h45 - 21h15     2h30 

12 de fevereiro      18h45 - 21h15     2h30 

 

 

Razões justificativas da ação e a sua inserção no plano de atividades da entidade proponente

A integração da inteligência artificial (IA) na educação tem sido uma revolução recente, oferecendo oportunidades emocionantes para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Uma aplicação notável dessa tecnologia é a criação de vídeos educacionais personalizados usando plataformas como o Flexcilp. Esses vídeos adaptáveis podem ajustar-se ao ritmo de aprendizado de cada aluno, oferecendo explicações adicionais quando necessário e avançando rapidamente quando um conceito é dominado. O Flexcilp, combinando IA com ferramentas de criação de vídeo, permite aos educadores criar conteúdo altamente personalizado e interativo, aumentando o engajamento dos alunos e fornecendo insights valiosos sobre seu progresso. Embora ofereça muitos benefícios, é crucial abordar questões éticas, como privacidade de dados e viés algorítmico. Em suma, o uso da IA na criação de vídeos educacionais com o Flexcilp representa uma evolução emocionante na tecnologia educacional, preparando os alunos para os desafios modernos com uma abordagem adaptativa e personalizada para a aprendizagem. Objetivos a atingir 1-Refletir sobre as tendências atuais dos novos cenários de inovação pedagógica, com ênfase na integração da inteligência artificial (IA) como uma ferramenta fundamental. 2-Realizar uma avaliação diagnóstica das competências adquiridas através da IA. 3-Favorecer o compartilhamento da experiência dos ministrantes e participantes no uso da IA tanto no ensino presencial quanto na Educação à Distância (EaD). 4-Fortalecer o trabalho cooperativo de cada grupo disciplinar através da colaboração na integração de ferramentas de IA Duração Horas presenciais: 25 Nº de horas acreditadas: 25 Cód. Dest. 99 Descrição Educadores de Infância, Professores dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, Professores do Ensino Secundário, Professores de Educação Especial e Professores dos Grupos M01 a M38 DCP Descrição nos planos de ensino, desenvolvimento de materiais e práticas pedagógicas. 5-Criar uma base de recursos digitais alimentada pela IA para uma avaliação diagnóstica e formativa mais eficiente. 6-Implementar uma aplicação simplificada e dinâmica das avaliações diagnósticas e formativas com o suporte da IA, permitindo a adaptação dos testes de acordo com o nível de cada aluno e oferecendo feedback imediato. 7-Maximizar o aproveitamento dos recursos digitais de cada agrupamento. 8-Utilizar programas de autocorreção baseados em IA para agilizar o processo de avaliação. 9-Explorar o conceito da "sala do futuro".