A PARTIR DO DIA 1 DE JANEIRO DE 2018 AS CARREIRAS DEIXAM DE ESTAR CONGELADAS - SIPE

A partir do dia 1 de janeiro de 2018 as carreiras deixam de estar congeladas. 

Se precisares de ajuda para veres a tua situação contacta o SIPE

Concurso de docentes

As alterações propostas pelo ME ao concurso de professores não resolve quer os problemas estruturais (os quais já foram debatidos na Assembleia da República através de uma petição do SIPE), quer os problemas gerados com a decisão administrativa do Ministério da Educação  de não ter considerado os milhares de horários  incompletos, pedidos pelas escolas, para a colocação na mobilidade interna. 

Neste contexto, este diploma não merece a nossa aprovação e iremos pedir negociação suplementar

Acesso ao 5.º e 7.º escalões

O SIPE considera que a carreira docente já é demasiado longa. Somos contra a existência de quotas e vagas. O Ministério da Educação além de manter estes travões à nossa progressão:
1. Não fixa o número de vagas a abrir anualmente. Isto significa que, pode até nem abrir nenhuma vaga em determinado ano;
2. Não contemplou nenhum regime transitório para todos os docentes que já completaram o tempo de serviço em 2010 e não progrediram por ausência da portaria.

Neste contexto o SIPE está em total desacordo com o projeto de portaria apresentado pelo Ministério e irá pedir negociação suplementar.

Recuperação do tempo de serviço do congelamento

A negociação acerca da recuperação do tempo de serviço do congelamento, 9 anos, 4 meses e 2 dias, terá início a 15 de dezembro. Ficou acordado com o Ministério que esta recuperação teria ainda início nesta legislatura - 2019 e terminaria na próxima legislatura.

É muito importante mantermos a união durante todo este processo pois significa, para a esmagadora maioria dos docentes, a possibilidade de alcançarem o topo da carreira. Além de que é da mais elementar justiça a contagem do tempo de serviço QUE TRABALHAMOS.

Reposicionamento dos docentes que vincularam a partir de 2010

Esta negociação terá início em janeiro de 2018 e os seus efeitos vão retroagir ao dia 1 do mesmo mês