WORKSHOP - O FUTURO DA EDUCAÇÃO

A APSDI (associação para a promoção e  desenvolvimento da sociedade de informação) vai promover no dia 23 de junho um workshop) subordinado ao tema: "O Futuro da Educação" no Auditório do INE em Lisboa

 

"Nos últimos anos, a incontornável utilização acelerada da Internet e da World Wide Web, em praticamente todos os aspetos da sociedade e das organizações, trouxe consigo múltiplos impactos de natureza social e económica. Isto porque insistimos em forçar a aplicação de modelos do “velho mundo” num contexto do “novo mundo” e, no caso particular da educação, pretende-se impor esse encaixe a nativos digitais que não entendem essa tentativa. Tal gera impactos em muitos domínios, tais como do emprego, das relações laborais, das competências, da aprendizagem, da ética, da criação de valor, da fiscalidade e da sustentabilidade do estado social.


Muitos desses impactos têm de ser discutidos e adequados aos novos tempos e a uma Sociedade da Informação e à era do digital. Numa altura em que tanto se discute a falta de competências digitais, de forma transversal, e da necessidade da reconversão, assume maior importância que se discutam os modelos de ensino-aprendizagem e o recurso à aplicação de tecnologia, compreendendo e gerando a mudança necessária."