SIPE exige valorização e justiça no Orçamento do Estado 2026
O SIPE apela ao Governo e à Assembleia da República para que o OE 2026:
- Garanta aumento real dos salários dos professores, com recuperação do poder de compra.
- Reduza a taxa da ADSE para 2,5%, incidindo apenas sobre 12 meses.
Posição do SIPE sobre o Orçamento do Estado para 2026
A valorização dos docentes e a justiça contributiva são imperativos inadiáveis.
O SIPE – Sindicato Independente de Professores e Educadores, sindicato apartidário e representativo dos educadores e professores portugueses, vem por este meio apelar à Assembleia da República e ao Senhor Ministro da Educação para que o próximo Orçamento do Estado contemple duas medidas fundamentais para a justiça e valorização da carreira docente:
1. O aumento real dos salários dos professores, garantindo a recuperação do poder de com pra;
2. A diminuição da taxa de contribuição para a ADSE, corrigindo uma injustiça que se tem perpetuado.
Os aumentos salariais previstos para o próximo ano devem, desde já, assegurar a não perda de poder de compra face à inflação estimada. No entanto, importa recordar que a carreira docente tem sido alvo de uma prolongada desvalorização, resultante da ausência de atualização salarial em conformidade com a inflação, designadamente durante o período da Troika e nos anos subsequentes.
Assim, o SIPE considera que, na revisão salarial deste ano e dos próximos, deve ser criado um mecanismo excecional de recuperação, que atenue os efeitos acumulados dessa desvalorização e permita restabelecer a dignidade remuneratória da profissão docente.
Por outro lado, subsiste uma injustiça histórica no que respeita à contribuição para a ADSE. A atual taxa de 3,5%, aplicada sobre 14 meses, representa um encargo desproporcional para os trabalhadores da Administração Pública.
O SIPE propõe, por isso, que o Orçamento do Estado preveja a redução da taxa contributiva da ADSE para 2,5%, e que os descontos incidam apenas sobre 12 meses, tal como deveria ter sido sempre. Esta medida restabelece o espírito original do regime, criado precisamente para compensar os trabalhadores do Estado e garantir-lhes um sistema de proteção digno e equilibrado.
Com estas duas medidas “valorização salarial e justiça contributiva”, o Governo e o Parlamento dariam um sinal claro de respeito e reconhecimento pelo papel essencial dos professores e educadores no desenvolvimento do país e na construção de uma escola pública de qualidade.
O SIPE continuará a lutar por um orçamento que valorize o trabalho docente, promova a justiça social e reforce a dignidade da profissão.
Lê as notícias na comunicação social:
Jornal Económico
Notícias ao Minuto

Não podemos Parar. Todos Unidos Conseguimos.
