SIPE defende testagem de toda a comunidade escolar na Madeira

A testagem ao COVID-19 ao pessoal docente e não docente dos estabelecimentos de ensino da RAM é de extrema importância para reduzir os riscos de contágio.

Porém, o SIPE entende que esta ação dever-se-ia alargar a toda comunidade escolar, nomeadamente, aos alunos, pois só assim se poderá prevenir eficazmente a disseminação deste vírus, tornando as escolas um local seguro. Neste sentido, o Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) apela à Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia para que alargue este rastreio a toda a comunidade escolar e a todos os concelhos da Região, para além do Funchal, Câmara de Lobos e Ribeira Brava. Só assim podemos continuar a controlar esta pandemia na Ilha da Madeira.
Recordamos que a maioria dos alunos são assintomáticos. Estão em contacto próximo com os colegas.

Muitos, pela sua faixa etária nem sequer usam máscara. De nada serve testar apenas uma parte da comunidade educativa. Tem de ser toda.

 

Lê as notícias na comunicação social:

 

Rádio Renascença

 

"O Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE) apelou esta terça-feira ao Governo da Madeira para alargar a testagem à Covid-19 a toda a comunidade escolar regional, incluindo os alunos, de modo a "prevenir eficazmente" a disseminação do vírus."

 

 

 

TVI24

 

Face ao contexto em que decorrem as atividades letivas e perante o recente aumento de casos na Região Autónoma da Madeira, no rescaldo da quadra festiva, o SIPE considera que de nada serve testar apenas uma parte da comunidade educativa""

 

 

DNnoticias.pt

 

"Sindicato pede rastreio à covid-19 para todos os alunos da Região"

 

 

Notícias ao Minuto

"Face ao contexto em que decorrem as atividades letivas e perante o recente aumento de casos na Região Autónoma da Madeira, no rescaldo da quadra festiva, o SIPE considera que de nada serve testar apenas uma parte da comunidade educativa"...E reforça: "Para controlar eficazmente esta pandemia em ambiente escolar na Região Autónoma da Madeira tem de ser testada toda a comunidade, que na sua maioria é precisamente formada pelos alunos"."

 

JM-Madeira

"O SIPE recorda que "a maioria dos alunos são assintomáticos e estão em contacto próximo com os colegas, além de que muitos deles, pela sua faixa etária, não fazem uso regular de máscara".

Face ao contexto em que decorrem as atividades letivas e perante o recente aumento de casos na Região Autónoma da Madeira no rescaldo da quadra festiva, o SIPE considera que "de nada serve testar apenas uma parte da comunidade educativa","