REUNIÃO DO SIPE COM O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

O SIPE considera a reunião com Tiago Brandão Rodrigues como positiva.


No entanto relativamente às questões socioprofissionais dos professores algumas respostas ficaram por dar.
De acordo com Sr. Ministro ”A resiliência dos professores foi exemplo claro de resistência, estoicismo de fortaleza para ultrapassar as dificuldades”.

O Ministro da Educação elencou como prioritários alguns pontos do programa do Governo, com os quais o SIPE está na grande maioria em pleno acordo. No entanto relativamente às questões socioprofissionais dos professores algumas respostas ficaram por dar e gato escaldado de água fria tem medo.

 

O SIPE ficou agradado com o espírito de abertura negocial e de diálogo do Ministro da Educação.

Aspetos como a autonomia das escolas, gestão flexível dos currículos, universalização do pré-escolar até aos 3 anos, ensino pela arte, valorização do desporto, ensino experimental, formação ao longo da vida, luta contra o insucesso escolar e a estabilização dos trabalhos das escolas, representam uma visão de mudança em relação ao anterior Ministro. 

 

Esta alteração de paradigma em defesa da Escola Pública, vai ao encontro do que consideramos essencial para que se possa criar um processo negocial construtivo.

De acordo com Sr. Ministro ”A resiliência dos professores foi exemplo claro de resistência, estoicismo de fortaleza para ultrapassar as dificuldades”. 

 

Neste contexto o SIPE espera que aspetos imprescindíveis como, colocação dos professores por graduação profissional, fim da bolsa de recrutamento, aposentação, horários de trabalho, calendário do pré-escolar, fim da municipalização do ensino nos termos em que está definida, descongelamento e contagem do tempo de serviço, vinculação dos contratados, valorização do Estatuto da Carreira Docente  façam  também parte de agenda negocial prioritária, para que possamos falar de uma base sólida, em conjunto com outras medidas, para a construção de uma Escola Pública de qualidade.

Neste sentido o SIPE solicitou a marcação de negociações com os respetivos Secretários de Estado.