Resultados da Reunião de dia 5 do SIPE com partidos na AR

O SIPE – Sindicato Independente de Professores e Educadores reuniu esta manhã, dia 5 de janeiro, na Assembleia da República, com os grupos parlamentares do Bloco de Esquerda (BE), Partido Social Democrata (PSD) e Chega,

que se manifestaram solidários com a luta dos professores contra as políticas educativas do Governo, designadamente as alterações propostas pelo Ministério da Educação (ME) nos concursos.

 

«Nunca aceitaremos a colocação de professores nas escolas por perfis de competências, nem por contratação direta. A única forma de colocação que defendemos é por graduação profissional», sublinha a presidente do SIPE, apelando à abertura de processos negociais com a tutela, designadamente para a extinção das vagas de acesso aos 5.º e 7.º escalões com efeitos retroativos, a recuperação integral do tempo de serviço, a redução da componente letiva por idade igual em todos os níveis de ensino revertendo para a componente individual de trabalho, a alteração ao regime da mobilidade por doença, o fim da precariedade na contratação com vinculação automática ao fim de três anos de serviço e a reposição da perda salarial, entre outras.

 

«É imperativo tornar a carreira docente mais atrativa. A falta de professores é um problema gravíssimo, que acarreta graves consequências a curto, médio e longo prazo para os alunos, condicionando não só o seu futuro educativo, mas também profissional. Continuaremos a lutar pela dignificação da carreira docente, e pelo futuro digno da escola pública», assegura Júlia Azevedo.