PROFESSOR, PROFISSÃO EM RISCO SIPE apresenta 12 propostas para a valorização da profissão docente

A Escola de hoje exige profissionais de educação altamente especializados, capacitados e profissionalizados capazes de dar respostas aos inúmeros desafios que a sociedade impõe.

Profissão desafiante e complexa o professor tem de estar munido de um conjunto de ferramentas e competências capazes de fazer frente aos múltiplos e complexos desafios de uma sociedade globalizada, tecnológica e em constante transformação. 

 

Vê as notícias na Comunicação social.

 

TSF

"Sindicato apresenta ao Governo 12 propostas para responder à falta de professores.

Entre as propostas, está a valorização da profissão docente, a aposta na formação e a permissão do rejuvenescimento da classe.

Em causa está o já conhecido problema da falta de professores, com tendência para se agravar nos próximos anos, e para o qual o sindicato apresenta 12 propostas de medidas que quer discutir na primeira reunião com o novo ministro, João Costa."
 

 

Diário de Notícias

"Quanto à valorização da profissão, o SIPE fala em aumentos salarias, o fim da limitação por número de vagas à progressão na carreira e na recuperação do tempo de serviço, mas também em alterações ao regime de regime de recrutamento e mobilidade do pessoal docente."

 

 

 

 

 

CM Jornal

 "Alertando para o risco do recrutamento de profissionais não qualificados para o ensino, que diz representar “um retrocesso inaceitável”, o SIPE começa por defender que os cerca de 1.700 alunos que deverão terminar este ano o mestrado em Educação possam concorrer à contratação de escola, permitindo reduzir o problema logo no início do próximo ano letivo."

 

 

Lê o parecer do SIPE na Integra.

 

A Escola de hoje exige profissionais de educação altamente especializados, capacitados e profissionalizados capazes de dar respostas aos inúmeros desafios que a sociedade impõe. Profissão desafiante e complexa o professor tem de estar munido de um conjunto de ferramentas e competências capazes de fazer frente aos múltiplos e complexos desafios de uma sociedade globalizada, tecnológica e em constante transformação. 

 

Precisamos, pois, de uma escola musculada e de professores reforçados. No entanto Portugal está a deparar-se com o grave problema da falta de professores uma vez que: