Posição do SIPE - Nota Informativa da DGEstE

 

A partir do momento em que o Ministério da Educação não cumpriu o acordo feito a 17 de novembro com os sindicatos no qual era recuperado todo o tempo de serviço do congelamento, perdeu a credibilidade e o respeito.

 

Como se não bastasse, o Ministério da Educação coloca-se contra os docentes, solicita serviços mínimos às greves dos conselhos de turma do 9.º; 11.º e 12.º anos e emite sucessivas circulares/notas informativas ilegais.  Nunca o estado democrático foi posto em causa desta forma, a coagir diretores, a ameaçar o direito às férias de professores e a passar por cima de um Estatuto consignado na Lei.

 

Acerca da última nota informativa emititida pela DGEstE, o SIPE informa que:

 

1. Lamenta a hora do envio da respetiva nota informativa (sexta-feira ao fim da tarde), demonstrando um desrespeito pelos docentes e pelos diretores;

 

2. Com esta nota informativa, o direito à greve, independentemente de quem a convoca e quem a decide fazer, é posto em causa, com o seu ponto 3: “Todas as avaliações devem ficar concluídas impreterivelmente até ao próximo dia 26 de julho”;

 

3. O código de Procedimento Administrativo não substitui o Estatuto da Carreira Docente nem o Despacho Normativo 1-F/2016, pelo que consideramos a circular emitida, ilegal.

 

Por fim dizer-vos que:

 

1. O SIPE (Sindicato Independente de Professores e Educadores) apoia e apoiará (formalmente) todos os professores, assim como prestará todo o apoio jurídico necessário aos seus associados.

 

2. A Luta continua e, em setembro, (antes da aprovação do Orçamento de Estado), durante a negociação com o ME, precisamos de estar fortes e não ceder;

 

3. Podemos não estar todos em sintonia. É assim a pluralidade. Mas lembremo-nos que NINGUÉM é insubstituível, mas TODOS são necessários e, só juntos, todos juntos é que somos Força, uma Força que ninguém pode parar!

 

Consulta o conteúdo da nota informativa da DGEstE (pdf)

 

Conta connosco... sempre!

 

Qualquer esclarecimento adicional, já sabes, liga para o SIPE mais perto de TI