ORGANIZAÇÃO DO ANO LETIVO - REUNIÃO COM O MEC

Neste novo projeto de despacho consideramos como aspetos positivos:

1. O desdobramento das turmas;

2. O aumento das horas da direção de turma;

3. Reabilitação do conceito do monodocência;

4. Resultados escolares não serem considerados para obtenção do crédito horário;

5. O tempo de deslocação entre escolas e o apoio aos docentes invisuais estar contemplado na componente não letiva;

6. Criação da figura de tutor para acompanhar alunos com duas ou mais retenções.

 

Como aspetos negativos e que gostaríamos de ver alterados temos:

1. A definição clara do que é componente letiva da não letiva (terminar com o abuso de muitos agrupamentos);

2. Todo o contacto direto com os alunos ser considerado componente letiva;

3. A não contabilização dos intervalos na componente letiva dos docentes do 1.º ciclo;

4. O crédito de horas atribuído às escolas ser manifestamente insuficiente;

5. O crédito de horas atribuído aos coordenadores ser muito pouco para as inúmeras tarefas que lhes são atribuídas;

6. A possibilidade do diretor alterar o horário do docente ao longo do ano letivo;

7. A não imposição de um limite para as reuniões (2 horas)