/ Local: Viana do Castelo / Hora: 25 horas
"Vamos simplificar o Regulamento das Escolas? ( Simplificar é mais democracia e menos burocracia)
Preço Formação: 30€ sócios e 80€ Não Sócios
Modalidade: Curso de Formação - E - Learning
Acreditação: CCPFC/ACC-136254/25
Formador: Dr Luís Braga
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial e Professores dos grupos de M01 a M38
.jpg)
cronograma:
30-out Quinta - 18h30/20h30
06-nov Quinta 18h30/20h30
08-nov Sábado 9h30/13h30 14h30/17h30
13-nov Quinta 18h30/20h30
15-nov Sábado 9h30/13h30 14h30/16h30
22-nov Sábado 9h30/13h30 14h30/16h30
_______________________________________________________________________________________________
A autonomia das escolas concretiza-se na elaboração de vários documentos ditos estruturantes que cada agrupamento deve produzir de forma organizada e participada.
Autonomia significa etimologicamente a capacidade de fazer a própria regra. Mas muitas vezes as escolas por falta de preparaçao ou de tempo tem dificuldades em produzir regulamentos adequados quer à sua realidade quer à própria realidade normativa do país.
Não é incomum ver regulamentos que não respeitam regras básicas das normas de elaboração previstas no Código de Procedimento Administrativo e noutras várias normas aplicáveis ( ex: falta de consulta pública, falta de pareceres obrigatórios, etc). Essas situações, agravadas por um sentimento de esmagamento pela quantidade de normas aplicáveis gera problemas de funcionamento e problemas de segurança jurídica.
A ação visa dar rudimentos de noções sobre este tema do Regulamento Interno e dar bases para que os formandos possam por si encontrar caminhos de pesquisa de soluções. O debate colectivo que se pretende aplicar à formação vai ser um caso exemplificativo do que com tempo deve ser a construção do RI.
A ideia é frisar bem que, em vez da situação corrente em que um pequeno grupo faz uma proposta que, pela dimensão não suscita muito debate, até pela falta de tempo, um regulamento interno bem feito é aquele que é alargamente debatido, porque esse é até o objectivo do legislador: dar autonomia às escolas pela prática da democracia e participação nas decisões.