/ Local: Sede do SIPE Porto e On-line / Hora: 50h - B Learning - 10 horas presenciais/8 horas síncronas/ 7 horas assíncronas/ 25 horas de trabalho autónomo
SIPE TIC (Sistemas Inclusivos de Práticas Educativas com TIC) - T1
Preço Formação: 45€ Sócios /125€ Não Sócios
Modalidade: Oficina de Formação - B Learning - 10 horas presenciais/8 horas síncronas/ 7 horas assíncronas/ 25 horas de trabalho autónomo
Acreditação: CCPFC/ACC-137473/25 - Acreditada na Componente Específica (ao abrigo do despacho 2053/2021)
Formador: António Gonçalves / Lurdes Raminhos / Sara Samagaio Faria
Destinatários: Professores do Pré-escolar, professores do Primeiro Ciclo, professores do 2º Ciclo, Professores do 3º Ciclo e Secundário, Professores de Educação Especial
Cronograma (Presencial/ síncrono/ assíncrono)
21 de fevereiro (sábado) - Presencial - das 9h00 às 13h00 - (4h00)
21 de fevereiro (sábado) - Presencial - das 14h00 - 16h00 - (2h00)
23 de fevereiro (segunda-feira) - Assíncrona - (3h30)
3 de março (terça-feira) - Síncrona - das 17h30 às 20h - (2h30)
5 de março (quinta-feira) - Assíncrona - (3h30)
10 de março (terça-feira) - Síncrona - das 17h30 às 20h - (2h30)
12 de março (quinta-feira) - Síncrona - das 17h30 às 20h (2 horas)
14 de março (sábado) - Presencial - das 9h00 às 13h00 - (4h00)
Trabalho autónomo - 25h
A formação está organizada em oito módulos e uma sessão final, centrados na Educação Inclusiva, no Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e na integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na prática pedagógica.
Inicia-se com a contextualização da Educação Inclusiva, abordando os seus princípios, enquadramento legal (DL 54/2018, DL 55/2018, PASEO, ENEC, AE) e o papel das TIC na personalização do ensino. Segue-se a organização estruturada da sala de aula, destacando a importância do espaço físico e digital na aprendizagem e na inclusão.
O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é aprofundado enquanto modelo pedagógico, com foco na planificação de aulas acessíveis, flexíveis e inclusivas, apoiadas por TIC. Nos módulos seguintes, são exploradas ferramentas digitais específicas com potencial inclusivo, como o Padlet (aprendizagem colaborativa), a criação de cartazes digitais (Canva/World Cast), a gamificação (Kahoot, Quizizz, Wordwall, Genially) e a Inteligência Artificial na educação, evidenciando o seu contributo para a adaptação de materiais e personalização da aprendizagem.
A formação inclui ainda a exploração de aplicações e software de Realidade Aumentada, promovendo experiências de aprendizagem imersivas e facilitadoras da compreensão de conceitos.
Ao longo de todos os módulos, são propostos trabalhos autónomos práticos, orientados para a aplicação dos conhecimentos em contexto real de sala de aula, culminando numa sessão final dedicada à apresentação dos trabalhos, reflexão sobre a prática docente, partilha de experiências e definição de estratégias futuras.
No domínio do trabalho autónomo, pretende-se assegurar a concretização das atividades delineadas nas sessões presenciais, promovendo a sua aplicação em contextos de ensino-aprendizagem, à luz dos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem. Paralelamente, privilegia-se a reflexão crítica acerca das práticas pedagógicas desenvolvidas. Os formandos serão responsáveis pela elaboração de materiais didáticos, seguindo exemplos e tutoriais apresentados. Complementarmente, será disponibilizado um padlet que funcionará como espaço de partilha de trabalhos/experiências, em torno da prática educativa inclusiva.