/ Local: B-Learning / Hora: 30 horas - 5 Horas Presenciais + 5 horas Síncronas + 5 horas Assíncronas + 15 Horas de Trabalho Autónomo
SIPE TIC (Saberes, Inclusão, Partilha e Experiências através das TIC) - Turma 2
Preço Formação: 35€ Sócios / 110€ Não Sócios
Modalidade: Oficina de Formação
Acreditação: CCPFC/ACC-136890/25
Formador: António Gonçalves / Lurdes Raminhos / Sara Faria
Destinatários: Professores do Pré-escolar, professores do Primeiro Ciclo, professores do 2º Ciclo, Professores do 3º Ciclo e Secundário, Professores de Educação Especial- Específica

Cronograma:
15 de novembro (sábado) - 14h30 às 19h30 - Presencial (5h)
17 de novembro (segunda-feira) - 17h30 às 20h - Assíncrona (2,5h)
19 de novembro (quarta-feira) - 17h30 às 20h - Síncrona (2,5h)
24 de novembro (segunda-feira) - 17h30 às 20h - Assíncrona (2,5h)
26 de novembro (quarta-feira) - 17h30 às 20h - Síncrona (2,5h)
Conteúdos:
Sessão Inicial (2h) (Presencial)
Apresentação da oficina e objetivos da formação.
Atividade prática com recurso a TIC, ilustrando a aplicação do Desenho Universal para a Aprendizagem.
Reflexão sobre a importância das ferramentas digitais na promoção da inclusão e diferenciação pedagógica.
- Módulo 1
Princípios do DUA e a sua aplicação pedagógica
Criação de estratégias acessíveis e flexíveis
Exemplificação de práticas de ensino-aprendizagem baseadas no DUA
Desenho Universal para a Aprendizagem (3h) (Presencial)
Princípios fundamentais do DUA.
Aplicação do DUA na planificação de aulas.
Exemplos práticos de implementação do DUA com recurso a TIC.
*Trabalho autónomo 3 (3h)
Criar um plano de aula para uma disciplina à escolha, integrando os princípios do DUA.
- Módulo 2
Exploração do Canva para a criação de materiais educativos
Inclusão de elementos multimédia: QR codes, links, vídeos interativos
Aplicação dos cartazes digitais na prática pedagógica
Criação de Cartazes com Ferramentas TIC (2,5h) (Online)
Utilização do Canva para criação de materiais visuais.
Inclusão de recursos multimédia: QR codes, links, vídeos interativos.
Aplicação das ferramentas na construção de materiais acessíveis.
*Trabalho autónomo 3 (2h)
Desenvolver um cartaz digital no Canva ou World Cast sobre um tema educativo, incorporando pelo menos um QR code ou link para um recurso externo relevante.
- Módulo 3
Conceito e benefícios da gamificação na aprendizagem
Apresentação de ferramentas digitais para gamificação
Criação e experimentação de atividades gamificadas
Gamificação na Educação (2,5h) (Online)
Conceito de gamificação e benefícios para a aprendizagem.
Apresentação de ferramentas úteis
*Trabalho autónomo 6 (3h)
Criar/procurar um quiz ou jogo educativo utilizando uma das ferramentas apresentadas (Wordwall, Kahoot, Quizizz, Genially, etc.) e disponibilizar o link no padlet da oficina de formação.
- Módulo 4
Introdução à Inteligência Artificial no contexto educativo
Ferramentas de IA para criação e adaptação de materiais pedagógicos
Reflexão sobre o impacto da IA na personalização da aprendizagem tendo por base o DUA
Inteligência Artificial na Educação (2,5h) (Online)
Introdução à Inteligência Artificial e a sua aplicabilidade na educação.
Criação e adaptação de materiais pedagógicos com IA.
Ferramentas de IA para apoio à inclusão e personalização do ensino
*Trabalho autónomo 7 (2h)
Utilizar uma ferramenta de Inteligência Artificial para gerar ou adaptar um material educativo (exemplo: converter texto em áudio, resumir um artigo, criar imagens didáticas) e refletir sobre a sua aplicabilidade na prática docente.
*Trabalho autónomo 8 (3h)
Criar uma reflexão (formato livre: vídeo, slides, infográfico, texto, etc.) sobre a experiência na formação, destacando aprendizagens, desafios e aplicações futuras na prática pedagógica.
Preparação da apresentação dos materiais realizados e publicados no padlet da oficina de formação, com a ferramenta que considerou mais útil para a sua prática pedagógica, expondo ao grupo o material que produziu com a mesma.
- Sessão Final (2,5h) (online)
Apresentação dos trabalhos produzidos ao longo da formação pela exploração das publicações realizadas no padlet da oficina de formação. Apresentação da ferramenta que considerou mais útil para a sua prática pedagógica, expondo ao grupo o material que produziu com a mesma.
Reflexão sobre a implementação dos conteúdos na prática docente.
Partilha de experiências e discussão de estratégias futuras.