Programação em Scratch (turma III)

Preço Formação: 35€ sócios e 110€ não sócios

Modalidade: E-learning

Acreditação: CCPFC/ACC-118919/22

Formador: Sandra Dias

Destinatários: Educadores de Infância e professores dos Ensinos Básicos e Secundário

Cronograma:

  • 17/01/2026- das 09h00 às 13h00 (síncrona);
  • 21/01/2026- das 18h00 às 20h00 (assíncrona);
  • 24/01/2026- das 09h00 às 13h00 (síncrona);
  • 28/01/2026- das 18h00 às 22h00 (assíncrona);
  • 31/01/2026- das 09h00 às 12h30 (síncrona);
  • 04/02/2026- das 18h00 às 22h00 (assíncrona);
  • 07/02/2026- das 09h00 às 12h30 (síncrona).

Conteúdos:

Plataforma Scratch:
1. Conceitos fundamentais de programação;
2. Registo na plataforma Scratch;
3. Componentes do ambiente de trabalho:
• Palco;
• Cenário;
• Atores;
• Separadores: Guiões; Trajes e Sons
• Área de Trabalho
4. Blocos
• O que são e como funcionam?
• As diferentes formas de blocos
• Que tipos de blocos podem ser utilizados
5. Atividades
• Criar projeto
• Alterar nome do projeto
• Adicionar e personalizar atores
• Desenhar atores
• Adicionar e personalizar cenários

• Desenhar cenários
• Utilizar diferentes trajes de um ator
• Movimentar atores
• Utilizar eixo de coordenadas para posicionar e movimentar atores
• Utilização de eventos
• Alterar a aparência de atores
• Atribuir falas e pensamentos aos atores
• Criar pausas entre ações
• Criar perguntas e esperar pela resposta
• Juntar frases a uma resposta
• Utilizar estruturas condicionais e de repetição
• Verificar o contacto entre atores para determinar ações
• Utilizar e gerir sons
• Difundir mensagens
• Definir uma ação num ator a partir de uma mensagem recebida
• Criar e programar clones
• Variáveis: criar e alterar valores
• Listas: criar e armazenar dados em listas
• Utilizar Datas
• Utilizar Cronómetro
6. Criar Turmas
• Inserir alunos nas turmas
• Partilhar projetos com os alunos

Específica Segundo Despacho 4840/2023.