/ Local: B-Learning / Hora: 30 horas - 5 Horas Presenciais + 5 horas Síncronas + 5 Horas Assícronas + 15 Horas de Trabalho Autónomo
Os Primeiros Passos na Educação Inclusiva: do Conhecimento à Prática -Turma 3
Preço Formação: 35€ Sócios / 110€ Não Sócios
Modalidade: Oficina de Formação
Acreditação: CCPFC/ACC-131063/24
Formador: Patrícia Sousa
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos 1º, 2º, 3º ciclos, Professores do Ensino Secundário, Professores de Educação Especial e Professores dos Grupos de M01 a M36 - Específica
Cronograma:
1ª Sessão - 29/11/2025 - 8.30h às 13.30h - Sessão Presencial
2.ª Sessão - 02/12/2025 - 18.30h às 20.30h - Sessão Assíncrona
3.ª Sessão - 05/12/2025 - 18.30h às 20.30h - Sessão Síncrona
Trabalho Presencial
15 horas (b-learning)
1ª sessão (presencial) (5h):
- Introdução à Educação Inclusiva; Conceitos básicos e legislação nacional sobre inclusão (DL nº 54/2018 de 6 de julho).
- Princípios da educação inclusiva e o papel do professor.
- Recursos Específicos de Apoio à Aprendizagem e à Inclusão.
- Tipos de Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão.
- Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)
2ª sessão (online) (5h):
Identificação das barreiras à inclusão.
Estratégias Pedagógicas Inclusivas.
Diferenciação pedagógica e ensino multinível - medidas universais e medidas seletivas.
Recursos organizacionais específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão.
Planeamento de aulas inclusivas.
Adaptação Curricular e Avaliação Inclusiva.
3ª sessão (online) (5h):
Diferenciação pedagógica e ensino multinível - medidas adicionais.
Adaptação de conteúdos, métodos e avaliação para alunos com medidas adicionais (PEI, PIT, Certificação,...).
Ferramentas para avaliar a participação e progresso dos alunos.
Práticas de Sala de Aula Inclusiva.
Estudos de caso e simulações de cenários inclusivos.
Gestão de sala de aula e promoção de um ambiente colaborativo.
Trabalho Autónomo
15 horas
Pesquisa e Leitura de Materiais Complementares
Leitura de artigos científicos, legislações e guias sobre educação inclusiva.
Reflexão sobre as práticas inclusivas apresentadas.
Elaboração e aplicação de um Plano de Aula Inclusivo.
Identificação das estratégias de ensino diferenciadas a utilizar (aplicação das MSAI e DUA).
Estudo de Caso e Reflexão Crítica
Análise de um estudo de caso real sobre educação inclusiva.
Reflexão escrita sobre os desafios e soluções apresentadas no caso, com propostas de melhoria.