Os Primeiros Passos na Educação Inclusiva: do Conhecimento à Prática - Turma 2

Preço Formação: 45€ Sócio / 110€ Não Sócios

Modalidade: Oficina de Formação

Acreditação: CCPFC/ACC-131063/24

Formador: Patrícia Sousa

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos 1º, 2º, 3º ciclos, Professores do Ensino Secundário, Professores de Educação Especial e Professores dos Grupos de M01 a M36 - Específica

Cronograma

15 novembro - 8h30/13h30 - presencial

18 novembro - 17h30/ 20h30 - assíncrona

21 novembro - 18h30/20h30 - síncrona

26 novembro - 18h30/20h30 - assíncrona

28 novembro - 17h30/ 20h30 - síncrona

Conteúdos

Trabalho Presencial 
15 horas (b-learning)

1ª sessão (presencial) (5h):
-  Introdução à Educação Inclusiva; Conceitos básicos e legislação nacional sobre inclusão (DL nº 54/2018 de 6 de julho).
- Princípios da educação inclusiva e o papel do professor.
- Recursos Específicos de Apoio à Aprendizagem e à Inclusão.
- Tipos de Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão.
- Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA)

2ª sessão (online) (5h): 
Identificação das barreiras à inclusão.
Estratégias Pedagógicas Inclusivas. 
Diferenciação pedagógica e ensino multinível - medidas universais e medidas seletivas.
Recursos organizacionais específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão.
Planeamento de aulas inclusivas.
Adaptação Curricular e Avaliação Inclusiva.

3ª sessão (online) (5h):
Diferenciação pedagógica e ensino multinível - medidas adicionais.
Adaptação de conteúdos, métodos e avaliação para alunos com medidas adicionais (PEI, PIT, Certificação,...).
Ferramentas para avaliar a participação e progresso dos alunos.
Práticas de Sala de Aula Inclusiva. 
Estudos de caso e simulações de cenários inclusivos.
Gestão de sala de aula e promoção de um ambiente colaborativo.

Trabalho Autónomo
 15 horas 
Pesquisa e Leitura de Materiais Complementares
Leitura de artigos científicos, legislações e guias sobre educação inclusiva.
Reflexão sobre as práticas inclusivas apresentadas.
Elaboração e aplicação de um Plano de Aula Inclusivo. 
Identificação das estratégias de ensino diferenciadas a utilizar (aplicação das MSAI e DUA).
Estudo de Caso e Reflexão Crítica
Análise de um estudo de caso real sobre educação inclusiva.
Reflexão escrita sobre os desafios e soluções apresentadas no caso, com propostas de melhoria.