Avaliar não é classificar – desenho de técnicas ativas para aprender e ensinar melhor - T1

Preço Formação: 30€ Sócios / 100€ Não Sócios

Modalidade: Curso de Formação

Acreditação: CCPFC/ACC-134251/25

Formador: Margarida Barbosa

Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial, Professores dos Grupos de M01 a M38, D01 e D03 - Geral

Cronograma:

1ª 11/11 - 18.00– 20.30 2,5 horas

2ª 12/11 - 18.00– 20.30 2,5 horas

3ª 13/11 - 2 horas – Sessão assíncrona

4ª 14/11 - 1,5 horas - Sessão assíncrona

5ª 18/11 - 18.00– 20.30 2,5 horas

6ª 19/11 - 1,5 horas - Sessão assíncrona

7ª 20/11 - 18.00– 20.30 2,5 horas

Conteúdos:

A ação de formação abordará os seguintes conteúdos:
1. Apresentação da ação. Análise dos normativos relativos à avaliação. 
2. Avaliação e classificação:
a. Fundamentos e diferenças conceptuais 
b. Avaliação formativa e sumativa 
3. Aprendizagens Essenciais: critérios de avaliação, rubricas, descritores de níveis de desempenho e de standards 
a. Feedback, autoavaliação e avaliação entre pares
b. Processos/Instrumentos de recolha de informação
c. Modelos de elaboração de rubricas de avaliação
d. Exemplos de descritores e sua aplicação
e. Escalas de classificação
4.Simulação prática (assíncrona) 
5. Avaliação da ação