/ Local: E-Learning / Hora: 15h
Avaliar não é classificar – desenho de técnicas ativas para aprender e ensinar melhor - T1
Preço Formação: 30€ Sócios / 100€ Não Sócios
Modalidade: Curso de Formação
Acreditação: CCPFC/ACC-134251/25
Formador: Margarida Barbosa
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial, Professores dos Grupos de M01 a M38, D01 e D03 - Geral
Cronograma:
1ª 11/11 - 18.00– 20.30 2,5 horas
2ª 12/11 - 18.00– 20.30 2,5 horas
3ª 13/11 - 2 horas – Sessão assíncrona
4ª 14/11 - 1,5 horas - Sessão assíncrona
5ª 18/11 - 18.00– 20.30 2,5 horas
6ª 19/11 - 1,5 horas - Sessão assíncrona
7ª 20/11 - 18.00– 20.30 2,5 horas
Conteúdos:
A ação de formação abordará os seguintes conteúdos:
1. Apresentação da ação. Análise dos normativos relativos à avaliação.
2. Avaliação e classificação:
a. Fundamentos e diferenças conceptuais
b. Avaliação formativa e sumativa
3. Aprendizagens Essenciais: critérios de avaliação, rubricas, descritores de níveis de desempenho e de standards
a. Feedback, autoavaliação e avaliação entre pares
b. Processos/Instrumentos de recolha de informação
c. Modelos de elaboração de rubricas de avaliação
d. Exemplos de descritores e sua aplicação
e. Escalas de classificação
4.Simulação prática (assíncrona)
5. Avaliação da ação