A Educação Inclusiva: princípios e práticas de operacionalização em sala de aula.

Preço Formação: 35€ sócios e 110€ não sócios

Modalidade: E-learning

Acreditação: CCPFC/ACC-122166/23

Formador: Jorge Pinheiro

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial e Professores dos grupos de M01 a M38

Cronograma:

  • 07/02/2026- das 09h00 às 13h00 (síncrona) e das 14h30 às 17h30 (assíncrona);
  • 14/02/2026- das 09h00 às 13h00 (síncrona) e das 14h30 às 17h30 (assíncrona);
  • 21/02/2026- das 09h00 às 13h00 (síncrona) e das 14h30 às 17h30 (assíncrona);
  • 28/02/2026- das 09h00 às 12h00 (síncrona) e das 14h30 às 16h30 (assíncrona).

Conteúdos:

Impacto das orientações de política educativa nas práticas pedagógicas;

Exploração de documentos legislativos (DL n.o 54/2018, DL n.o 55/2018, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e Aprendizagens Essenciais) de apoio à prática letiva de forma integrada, destacando-se a reflexão e a análise de práticas sobre:
- os valores e princípios de base humanista, onde o aluno assume a centralidade da ação;
- a gestão inclusiva, integrada, flexível e articulada do currículo;
- o recurso a modelos de intervenção e modelos pedagógicos de resposta à diversidade e de promoção de uma educação de qualidade para todos os alunos;
- a valorização da avaliação como parte integrante da gestão do currículo e instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens;
- a voz dos alunos e das suas famílias, aumentando os seus níveis de participação.

Ambientes educativos inclusivos - opções metodológicas

• Práticas de ensino e intervenção diferenciadas, em função do perfil de competências dos alunos.

Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão
• Determinação da necessidade de suportes à aprendizagem e à inclusão
• Estratégias de antecipação da diversidade em sala de aula, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno (Desenho Universal para a Aprendizagem).

Gestão da diversidade em sala de aula atendendo à participação e aprendizagem efetivas de todos os alunos – partilha de práticas.
Mecanismos de planeamento e gestão curricular com caráter intencional e estratégico, que conciliem as aprendizagens a desenvolver e as características de todos alunos.

Avaliação como processo regulador do ensino e da aprendizagem

Caráter contínuo e sistemático da avaliação, ao serviço das aprendizagens, enquanto processo regulador do ensino e das aprendizagens.
• Planificação intencional da avaliação formativa tendo como objetivos melhorar os resultados das aprendizagens e ajustar o processo de ensino.
• O feedback como uma das dimensões indispensáveis à aplicação prática da avaliação formativa na sala de aula.

Específica segundo Despacho 4840/2023.