Ferramentas de apoio ao ensino à distância nas Ciências e Matemática - 2023 Beja
Cronograma (Online):
1ª S - 01/03 - 17h - 21h - Síncrona
2ª S - 08/03 - 17h - 21h
3ª S - 15/03 - 17h - 21h
4ª S - 22/03 - 17h - 21h - Síncrona
5ª S - 29/03 - 17h - 21h
6ª S - 05/04 - 16h - 21h– Síncrona
Conteúdos da ação:
Potencialidades das ferramentas do Google – Drive, videoconferência e Classroom do Google ou plataformas semelhantes
open source ou freeware; Ferramentas do Google os Formulários do Google; Potenciar os Formulários do Google para a criação de “teste de correção automática”, nas áreas das Ciências e Matemática; Análise de respostas, gráficos, exportação de resultados para uma folha de cálculo; Gestão de contatos e calendário; A videoconferência e o trabalho colaborativo.
Como preparar e gerir uma aula em formato de videoconferência; Potenciar as aplicações abordadas no seu conjunto através do “guião de aula multimédia”, nas áreas das Ciências e Matemática; Criar sinergias on-line, para disponibilização de conteúdos, “pré-aula e pós-aula”; Plataformas de gestão de conteúdos e turmas, o Google Classroom ou outra plataforma open source ou freeware, para potenciar o EaD nas áreas das Ciências e Matemática; Plataformas de gestão de conteúdos e turmas, o Google Classroom ou outra plataforma em open source ou freeware.
Conceito de “Flipped Classroom”, como potenciar a sala de aula invertida e aproveitar as sinergias das ferramentas do Google, ou plataformas semelhantes, open source ou freeware, para disponibilização de recursos e fichas de avaliação on-line; Construção dum “guião de aula multimédia”, criar uma web grafia. O poder de levar o aluno à descoberta ou seguir as etapas na preparação dos conteúdos a abordar nas áreas das Ciências e Matemática.spostas dos alunos.