Os desafios dos novos paradigmas da educação

Os desafios dos novos paradigmas da educação

Por: Professora Rosa Maria Sá

 

 

A Educação tem evoluído e tem-se adaptado ao longo dos tempos, todavia, na minha opinião as novas tecnologias, e em especial a internet obrigam-nos a uma grande reflexão.

 

Temos consciência que, em todos os sectores sociais, em particular no emprego, na família e na escola, a velocidade de informação, a disponibilidade do conhecimento e as “distrações” da internet condicionam os nossos comportamentos.

 

A Educação vai para além do conceito tradicional de Escola. A atual Escola inclui a educação e se centrarmos este novo paradigma neste conceito de Escola, tal obriga os professores a repensar as suas práticas pedagógicas, não devido aos avanços tecnológicos, mas sobretudo devido às alterações que estes trouxeram para forma de ser e estar das nossas crianças e jovens.

 

Einstein refere, que a solução é adotar uma nova consciência. A Escola necessita de uma nova perspetiva, de um novo olhar, de uma mudança de paradigma pois é imprescindível desenvolver competências, porque está provado que, o que é importante hoje não o será necessariamente amanhã.

 

O desenvolvimento de competências, desde motricidade fina, passando pela linguagem, pelo raciocínio matemático… é que vai permitir às nossas crianças e aos nossos jovens a capacidade de adaptação necessária para conseguir acompanhar todas as mudanças tecnológicas, económicas, culturais e sociais. O ser humano tem que ser capaz de acompanhar a evolução tecnológica, mas também tem de ser capaz de responder aos restantes desafios.

 

Após as intervenções no seminário realizado pelo SIPE na Madeira, subordinado ao tema “Os desafios dos novos paradigmas da educação” podemos concluir que as preocupações são comuns: “equipar” as nossas crianças e jovens com atitudes, valores, competências, conhecimentos que lhes permitam evoluir e ultrapassar os obstáculos que lhes possam surgir.

 

Cabe aos professores e aos educadores, encontrar um novo paradigma de Escola onde as crianças e jovens se preparem para encararem a vida, não como um problema, mas como uma possibilidade e uma oportunidade.

 

Rosa Maria Sá

Vice-Presidente SIPE