Entroncamento-Didática da Matemática-Novos Programas e Meta Curriculares -*Releva p/ Dimensão Científica e Pedagógica

Preço Formação: Sócios 25€ / Não Sócios 75€

Modalidade: Curso de formação - *Releva para a dimensão científica e pedagógica dos grupos 110 e 230

Acreditação: Sim

Formador: Dra. Ana Paula Vilas

Destinatários: Professores dos Grupos 110 e 230

Ação Específica/Releva para os 50% na Dimensão Científica e Pedagógica da Formação Obrigatória para os respetivos Grupos e Destinatários

18 de maio (sábado das 9h00m às 13h e das 14h às 18horas)

24 e 25 maio (sexta-feira das 17h30m às 22horas e sábado das 9h00m às 13h e das 14h às 18horas)

1 de junho (sábado das 9h00m às 13h30m)

 

Objetivos propostos:

· Aquisição de métodos para promoção do desenvolvimento de conhecimentos e capacidades / aptidões nos alunos;

· Sensibilização para a escolha de actividades matemáticas que estimulem a inteligência e aliciem o interesse dos alunos, atendendo às suas necessidades;

· Aquisição de metodologias que cultivem sistematicamente a intuição e organização do discurso de modo a promover a investigação e o desenvolvimento das ideias matemáticas;

· Sensibilização para a promoção de consciencialização dos pontos de partida e de chegada do trabalho organizado pelos alunos, assim como, do caminho percorrido e do método usado;

· Aquisição de metodologias para escolha de métodos facilitadores dos processos de resolução de exercícios e sistematização de aprendizagens por parte dos alunos;

· Sensibilização para proporcionar oportunidades para que os alunos aprofundem a sua compreensão dos assuntos que estão a ser estudados;

· Sensibilização para ajudar os alunos a utilizar instrumentos tecnológicos (sobretudo máquina de calcular) em investigações matemáticas, assim como, para ajudar a procurar conexões com conhecimentos já adquiridos;

· Sensibilização para a promoção de atitudes / valores como: respeito pelas diferenças individuais e pelo ritmo pessoal de cada aluno; estimulo da iniciativa e da participação; valorização das experiências pessoais dos alunos, das suas aquisições e do trabalho desenvolvido; favorecimento da interacção e da troca de saberes e de experiências;

· Autonomia na realização de actividades com recurso a vários materiais e aos conhecimentos adquiridos.

Conteúdos:

1. Clarificação de conceitos relativos à Didáctica da Matemática;

2. Enquadramento curricular;

3. Números e operações;

4. Espaço e forma;

5. Grandezas e medidas;

6. Estatística.