notícias

  • SIPE pede negociação Suplementar

     

    Governo, inflexível e intransigente, faz finca-pé e decide violar a Lei do Orçamento e desrespeitar os professores.

    Depois de uma reunião em que não apresentou qualquer proposta para negociar o prazo e o modo de recuperar os anos do congelamento, governo decidiu, unilateralmente, apagar mais de 6,5 anos de tempo que os professores trabalharam.

    A acrescentar, a recuperação dos 2 anos 9 meses e 18 dias será feita com efeitos no escalão para o qual o docente vai progredir após o dia 1 de janeiro de 2019.

    Na prática:

    1. Quem subiu em 2018, subirá recupera o tempo em 2023
    2. Quem vai subir em 2019 recupera o tempo em 2021 (o que é um absurdo pois iniciam a recuperação primeiro que os anteriores.)
    3. Não está esclarecido quais são os procedimentos para o 4.º e 6.º escalões.
    4. Não há nenhuma medida que possa ser reconvertida para aposentação;
    5. Os escalões de topo não beneficiam com a medida.

    Ou seja, nesta legislatura não há nenhuma recuperação.

    Nesta sequência o SIPE solicitou o pedido de negociação suplementar ao Ministro da Educação no dia 14 de setembro.

     

    Lê a notícia no expresso de 15 de setembro de 2018

    "SINDICATOS PEDEM REUNIÃO SUPLEMENTAR

    Depois do balde de água fria da semana passada, com o Governo a recuperar a proposta que já tinha apresentado em fevereiro aos professores e que só contabiliza 30% do tempo de serviço congelado nos últimos anos, as 10 estruturas que integram a plataforma sindical entregaram ontem pedidos de reunião suplementar.
    Os professores continuarão a reivindicar a recuperação de 9 anos, 4 meses e dois dias, sendo que na última reunião foi anunciado — não aos sindicatos, mas aos jornalistas, através de declarações e de um comunicado distribuído pouco tempo depois do fim do encontro — que o Governo iria aprovar um decreto-lei atribuindo uma “bonificação de dois anos, 9 meses e 18 dias”.
    O Sindicato Independente dos Professores e Educadores (SIPE) classifica a negociação, que se arrasta há 10 meses, como “surreal” e “insólita”. “O ministro disse em julho que se iria ′fazer um ‘caminho nas negociações’ e agora anuncia este decreto-lei aos jornalistas. Depois ficamos a saber que os efeitos da recuperação do tempo só na próxima legislatura ou nem isso”, critica Júlia Azevedo, do SIPE . ......."
     
     
     

     

    ler artigo
  • Regime jurídico da educação inclusiva

    O presente decreto -lei estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa.


    Consulta o Decreto-Lei n.º 54/2018 (pdf)

    ler artigo
  • Despacho da Organização do Ano Letivo 2018/2019

    O presente despacho estabelece as regras a que deve obedecer a organização do ano letivo nos estabelecimentos públicos de educação pré -escolar e dos ensinos básico e secundário.


    Consulta o Despacho Normativo n.º 10-B/2018

    ler artigo

concursos

  • 2.ª Reserva de Recrutamento Aceitação disponível das 0:00h do dia 17 de setembro até 23:59 do dia 18 de setembro

    Segunda Reserva de Recrutamento 2018/2019   Publicitação das listas definitivas de Colocação, Não Colocação, Retirados e Lista de Colocação Administrativa – 2ª Reserva de Recrutamento 2018/2019. Aplicação da aceitação disponível das 0:00 horas de segunda-feira, dia 17 de setembro, até às 23:59 horas de terça-feira, dia 18 de setembro de 2018 (hora de Portugal continental). Consulte:   SIGRHE – aceitação da colocação pelo candidato   Nota informativa   Listas   Qualquer dúvida contacta o teu Sindicato
    mais informação

Formações

  • Novo Regime Jurídico da Educação Inclusiva: Cultura Escolar para a Equidade - Rio Maior

    Objetivos · Dar a conhecer, de modo reflexivo e compreensivo, o conjunto de medidas de apoio à aprendizagem e inclusão de todos os alunos; · Explicitar dúvidas concetuais sobre a nova terminologia legislativa; · Debater modos de operacionalizar as referidas medidas de apoio; · Analisar o impacto da nova legislação sobre a atual tipologia da organização escolar.   Conteúdos · Fundamentos: compromisso com a inclusão · Medidas de suporte à aprendizagem e inclusão · Estratégias nucleares: aprendizagem cooperativa, diferenciação pedagógica e pedagogia da aprendizagem · Equipa multidisciplinar de apoio à inclusão: organização funcional. · Centro de Apoio à Aprendizagem: conceito e objetivo · Meta universal: Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória · Cultura de escola para a inclusão: questionamento e debate
    mais informação
  • Smartphone e o Tablet ao Serviço do Professor

    mais informação
  • Criar e gerir um Blogue - Póvoa de Varzim

    mais informação
  • Técnicas de Expressão, Aquecimento, Descontração da Voz e Comunicação Oral - Lisboa

    Objetivos • Dotar cada formando de uma melhor aplicação do seu aparelho vocal na comunicação que estabelece oralmente no contacto com os alunos; • Desinibir e desbloquear tensões no ato comunicativo oral que impedem a explicação de matérias ou até mesmo a imposição de regras Conteúdos: • Reconhecimento da Voz Interior e Exterior; • O Gesto como complemento da Voz; • O Ritmo; • O Foco; • A Técnica; • A locução e a dicção; • Debate final. Data: Data a definir      
    mais informação
  • IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA E RESPETIVAS METAS CURRICULARES - Famalicão

    Destinatários: Professores dos Grupos 110 e 230 Formador: Dr.ª Rosa Pereira
    mais informação
  • AÇÃO ESTRATÉGICA PARA MELHORAR PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM - Baião

    Destinatários: Professores de todos os Grupos de Ensino Formador: Dr Jorge Pinheiro
    mais informação

SIPE TV

SIPE - Viana do Castelo, Valença e Ponte de Lima

Entrevista Nelson Lima RTP, Reunião ME 11 julho

BALANÇO REUNIÃO ME 11 JULHO 2018

Faz Greve, junta-te a nós, luta, luta, luta...

Entrevistas Manifestação 19 maio 2018

Seminário Comunidades de Aprendizagem - Abertura

Intervenção Júlia Azevedo Manifestação 19 maio 2018

Seminário Escola a Tempo Inteiro Jorge Carvalho

PACC Canelas 25 de março de 2015

Trilho Megalítico

SIPE Providência Cautelar Prova Ingresso

Manifestação de Professores 20 junho 2015