SIPE E MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DEBATEM ORGANIZAÇÃO DO ANO LETIVO

O SIPE reuniu com o Ministério da Educação, para debater o despacho de Organização do Ano Letivo. Em discussão esteve a redução dos horários de trabalho dos professores.

Lê as notícias sobre o tema:

 

A medida já estava prevista no Orçamento do Estado para 2018. Mas "é insuficiente", diz ao DN Júlia Azevedo, presidente do Sindicato Independente dos Professores (SIPE), até porque a estrutura que representa, e que ontem se reuniu com o Ministério da Educação, vai mais longe e defende uma redução para 20 e 24 o número de alunos por turma. A sindicalista considera, no entanto, que a medida ajustada seria a de dar autonomia às escolas para gerirem o número de alunos por turma.

 

O SIPE defende que um novo horário de trabalho “deve ainda compensar o desgaste profissional à medida que a idade dos docentes avança”. A solução proposta pelo SIPE passa pela gestão do tempo que seja retirado à componente letiva, que deve ficar a cargo dos professores, como componente individual de trabalho, para que o possam organizar de acordo com as necessidades da escola.