ASSINA A PETIÇÃO - TEMPO DE SERVIÇO IGUAL, SITUAÇÃO IGUAL E ESCALÃO IGUAL

notícias

  • DOCENTES VINCULADOS QUE ADQUIRIRAM O GRAU DE MESTRE E/OU DE DOUTOR ENQUANTO CONTRATADOS

    Docentes vinculados que adquiriram o grau de mestre e/ou de doutor enquanto contratados.

    O art.º 54 do ECD confere direito à redução de tempo de serviço para progressão ao escalão seguinte aos docentes de carreira que tenham realizado o mestrado/doutoramento.  
    No entanto os professores não beneficiam da redução se esses graus académicos forem obtidos em data anterior à sua integração na carreira o que desqualifica, discrimina e desvaloriza os professores contratados, violando os princípios de igualdade relativamente a todos os docentes. 

    Se estás nesta situação, envia a carta, por correio ou por email, que se encontra em anexo, para os grupos parlamentares.

     

    Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata

    Palácio de S. Bento 1249-068 LISBOA
    Tel.: 800205156 (linha verde)  Fax: 213917443

     

    Grupo Parlamentar do Partido Socialista

    Palácio de S. Bento 1249-068 LISBOA
    Tel.: 800204342 (linha verde) / 213919264  Fax: 213917444

     

    Grupo Parlamentar do Partido do Bloco de Esquerda

    Palácio de S. Bento  1249-068 LISBOA
    Tel.: 800204027 (linha verde) / 213917592 Fax: 213917459

     

    Grupo Parlamentar do Partido Popular
    Palácio de S. Bento  1249-068 LISBOA
    Tel.: 800205158 (linha verde) / 213919233    Fax: 213917456

     

    Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português
    Palácio de S. Bento  1249-068 LISBOA
    Tel.: 800200358 (linha verde) / 213919202   Fax: 213917432

     

    Grupo Parlamentar do Partido Ecologista "Os Verdes"                 

    Palácio de S. Bento  1249-068 LISBOA
    Tel.: 800205154 (linha verde) / 213919294 / 213919203  Fax: 213917424

     

    Qualquer dúvida, entra em contato com o SIPE mais perto de TI

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  • RECUPERAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO - PROPOSTA DO SIPE

    O SIPE remeteu hoje a contraproposta ao Ministério da Educação acerca da recuperação do tempo de serviço para efeito de progressão durante o período do congelamento: 9 anos, 4 meses e dois dias.

    Exigimos o cumprimento n.º 1/2018 da Assembleia da República a qual recomenda ao Governo “que, em diálogo com os sindicatos, garanta que, nas carreiras cuja progressão depende também do tempo de serviço prestado, seja contado todo esse tempo, para efeitos de progressão na carreira e da correspondente valorização remuneratória".   

    Pretendemos também que, aos docentes que se encontrem no topo da carreira lhes seja possível converter a recuperação do tempo de serviço para efeitos de aposentação.

    Encontramo-nos disponíveis para negociar formas faseadas da recuperação do tempo de serviço mas não podemos aceitar que, o Ministério da Educação elimine pura e simplesmente tempo de serviço que efetivamente trabalhamos.  

    Consulta a contraproposta do SIPE            

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  • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ADMITE VAGAS SUPRANUMERÁRIAS

    Ministério da Educação (ME) admitiu aumentar as vagas de acesso aos 5.º e 7.º escalões, através da criação de uma norma transitória que prevê a existência de vagas supranumerárias, para docentes que ingressaram na carreira após 2011. A resolução decorre da reunião suplementar realizada na manhã desta quinta-feira, dia 29 de março, a pedido do SIPE – Sindicato Independente de Professores e Educadores com o objetivo de fechar as negociações referentes ao reposicionamento dos professores.
    
O acesso às vagas adicionais para ingresso a estes escalões tem como referência a graduação do último docente do regime geral. Desta forma, os docentes reposicionados ficam dependentes da graduação do último docente colocado nas vagas já publicadas, pelo que só terão acesso às novas vagas aqueles que obtenham graduação igual ou superior à do último docente a ingressar em cada um dos escalões.
    
O ME acolheu favoravelmente as propostas do SIPE em relação aos docentes que terão de pedir aulas observadas. Assim, estes, independentemente do momento de conclusão do processo de aulas observadas, terão direito ao pagamento de retroativos desde da data do pedido. Desta forma, pretende-se colmatar os hipotéticos tempos de espera relacionados com a eventual falta de avaliadores.
    
Apesar das cedências do ME no que respeita ao justo reposicionamento destes docentes na carreira, o SIPE defende que todos os docentes que vincularam antes de 2011 deveriam ser reposicionados na atual estrutura sendo considerado todo o tempo docente efetivamente prestado, evitando assim ultrapassagens injustas.
    
O SIPE lamenta igualmente que o ME não tenha aceitado incluir um ponto prévio que garanta posicionamento igual para os docentes com o mesmo tempo de serviço, ponderando seguir para a via judicial, com recurso ao Tribunal Constitucional.
     
    
Lê as notícias na Comunicação Social

    Na negociação suplementar realizada ontem, segundo o Sindicato Independente dos Professores e Educadores, foi equacionada a criação de uma norma transitória que prevê a criação de vagas supranumerárias"
    Link notícia DN
     
     
    "Sindicato Independente de Professores e Educadores e Ministério da Educação debatem esta quinta-feira, 29 de março, o reposicionamento dos professores na carreira docente."
    Link notícia Jornal Económico
     

    “Podemos ter colegas com oito anos de tempo de serviço no 1.º escalão e outros, com o mesmo tempo, no 2.º. Isto para nós é inaceitável”, sublinha Júlia Azevedo, dirigente do Sindicato Independente de Professores e Educadores, que exigiu ao Governo que fosse introduzido no articulado do despacho final um ponto prévio em que se estabelecia que não haveria ultrapassagens.
     
    Link notícia Público

     

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concursos

  • Concurso dos Açores

    Foram publicadas as listas de ordenação do concurso de pessoal docente da Região Autónoma dos Açores.   Para consultares as listas clica aqui    
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  • Alteração ao Decreto lei n.º 15/2018

    SUMÁRIO Foi publicada a Primeira alteração, por apreciação parlamentar, ao Decreto-Lei n.º 15/2018, de 7 de março, que aprova o regime específico de seleção e recrutamento de docentes do ensino artístico especializado da música e da dança. Consulta a Lei nº 17/2018 (pdf)
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  • LISTAS NACIONAIS DE ORDENAÇÃO DE DOCENTES COM PROGRESSÃO AO 5º E 7º ESCALÕES

    O SIPE informa que foram publicadas as listas nacionais de ordenação de docentes com progressão ao 5º e 7º Escalões, no site da DGAE, bem como da nota informativa. Consulta-as nos links que seguem infra. https://www.dgae.mec.pt/blog/2018/04/13/progressao-aos-5-o-e-7-o-escaloes/ https://www.dgae.mec.pt/?wpfb_dl=29207 A reclamação prevista no n.º 4 do artigo 5.º da Portaria n.º 29/2018 decorrerá num prazo de 5 dias úteis, na aplicação eletrónica “Progressão na Carreira – Portaria n.º 29/2018 – Reclamação”, disponível na plataforma SIGRHE, entre as 10:00h do dia 16 de abril e as 18:00h do dia de 20 de abril, podendo os docentes reclamar dos seus dados constantes das listas provisórias. Para mais informações contacta o SIPE mais Perto de TI
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  • EXERCÍCIO DE FUNÇÕES DOCENTES NO PROJETO CENTROS DE APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO ESCOLAR

    Encontra-se  disponível na página da DGAE, entre as 10:00h do dia 21.11.2017 até às 18:00h do dia 27.11.2017 (hora de Portugal Continental), o procedimento concursal destinado à seleção de docentes com qualificação profissional para os grupos de recrutamento 100, 110, 200, 220, 230, 300, 400, 500, 510, e 520 para o exercício de funções docentes no Projeto Centros de Aprendizagem e Formação Escolar (Projeto CAFE), em Timor-Leste.   Link para a página da Dgae
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Formações

  • Ação de Curta Duração - DISPOSITIVOS MÓVEIS COMO INOVAÇÃO - Entroncamento

    CONTEÚDOS A Web 2.0 e Cloud Computing Dispositivos de acesso à internet / Gadgets Sistemas Operativos móveis Aplicações e adequação dos dispositivos móveis às necessidades do utilizador.
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  • PROFESSORES À DESCOBERTA DOS CAMINHOS DE SANTIAGO

      *Preço: Sócios:160€ / Não sócios: 220€ O valor incluí: Autocarro/ Seguro/ Credenciais Estadia no Hotel “Holiday” - Baiona c/ P.A. Refeição no Restaurante “La Cuesta de Cláudia” - Baiona Hotel Scala - (P.A e Jantar) - Padrón    
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  • Comportamentos Disruptivos em Contexto Escolar - Oeiras

    Objetivos: Desenvolver competências para distinguir as diferentes Perturbações do Comportamento; Adquirir conhecimento acerca das possíveis estratégias para lidar com as Perturbações do Comportamento; Melhorar a relação professor-aluno e gestão da sala de aula.   Conteúdos: Módulo 1 – Perturbações do Comportamento  Distinguir uma Perturbação de um Problema contextualizado Módulo 2 – Perturbação de Oposição  Identificar os principais sintomas/comportamentos associados à Perturbação de Oposição (PO)  Principais causas da PO Módulo 3 – Perturbação da Hiperatividade com Défice de Atenção          Identificar os principais sintomas/comportamentos associados à Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA)          Principais causas associadas à PHDA Módulo 4 – Perturbação do Comportamento          Identificar os principais sintomas/comportamentos associados à Perturbação do Comportamento          Principais causas da Perturbação do Comportamento Módulo 5 – Modelo de Conceptualização das Perturbações do Comportamento          Compreender a dinâmica do modelo apresentado          Aplicar o modelo a um caso prático Módulo 6 – Avaliação e Intervenção          Conhecer possíveis estratégias de intervenção para lidar com comportamentos desajustados e preveni-los Módulo 7 – Estudos de Casos          Discutir casos práticos apresentados pelos formandos, identificar a perturbação e delinear possíveis estratégias de intervenção   Datas: Sábados 21 e 28 de abril, 5 e 19 de maio    
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  • OS QUADROS INTERATIVOS E MULTIMÉDIA - POTENCIALIDADES NO ENSINO - Pombal

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  • ROPE SKIPPING? UMA NOVA MODALIDADE DESPORTIVA NA ESCOLA - Famalicão

    Destinatários: 260 e 620  Formador: Dr. Nuno Dias 
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  • Técnicas de Expressão, Aquecimento, Descontracção da Voz e Comunicação Oral - Porto

    Objetivos: Dotar cada formando de uma melhor aplicação do seu aparelho vocal na comunicação que estabelece oralmente no contacto com os alunos. Des inibir e desbloquear tensões no ato comunicativo oral que impedem a explicação de matérias ou até mesmo a imposição de regras dentro do grupo de trabalho.   Conteúdos: Reconhecimento da Voz Interior e Exterior: como ouvimos os outros e como os outros nos ouvem a nós. O Gesto como complemento da Voz (exercícios de improvisação teatral). O Ritmo (exercícios rítmicos a partir do corpo como caixa de ressonância da voz). O Foco (exercícios de concentração e domínio sobre o discurso oral). A Técnica (exercícios de aquecimento e relaxamento da Voz).   Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Formador: Ator Marcantonio Del Carlo
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  • O Andebol e a Escola - Porto

    Conteúdos Apresentação / estruturação da ação de formação - (teórica) 2. Jogos Desportivos Coletivos (JDC) - (teórica) Características Indicadores e fatores de qualidade do jogo Formas de abordagem 3. Natureza do jogo de andebol - (teórica/prática) Simbologia Caracterização tática do jogo de andebol Lógica interna – noção de equipa-adversário e regulamento Lógica externa – fases do jogo e especialização dos jogadores (sistemas de jogo e meios táticos) 4. O andebol na escola - (teórica) 1 horas Estado atual à luz dos programas do Ministério da Educação (ME) Objetivos do ensino do andebol na escola 5. Proposta de abordagem para o ensino do andebol na escola - (teórica/prática)Caracterização do nível de prestação dos alunos. Formulação de um modelo de jogo Fases do ensino – dos 1º,2º e 3º ciclos e secundário. 6. Avaliação do processo ensino-aprendizagem do jogo de andebol - (teórica) 7. Elaboração/apresentação de Unidades Didáticas - (teórica) 8. A aula de andebol – prática pedagógica (prática) Destinatários:  Professores dos Grupos 260 e 620 Formador: Dr. Rolando Freitas  
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  • À DESCOBERTA DOS CAMINHOS DE SANTIAGO - Barcelos

    Objetivos: . Conhecer os diferentes Caminhos de Santiago; . Utilizar e orientar-se com mapa, GPS e marcações no terreno no Caminho de Santiago; . Identificar características do património histórico, científico-natural, antropológico, cultural, desportivo e religiosos associado aos Caminhos de Santiago.   Destinatários: Todos os Grupos de Ensino Formador: João Soares e Paulo Ribeiro  
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  • IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE MATEMÁTICA E RESPETIVAS METAS CURRICULARES - Famalicão

    Destinatários: Professores dos Grupos 110 e 230 Formador: Dr.ª Rosa Pereira
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  • AÇÃO ESTRATÉGICA PARA MELHORAR PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM - Baião

    Destinatários: Professores de todos os Grupos de Ensino Formador: Dr Jorge Pinheiro
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  • APRENDIZAGEM DE INGLÊS NO 1º CICLO - Aveiro

    Leitura e análise do decreto-lei 176/2014 e da portaria 260-A/2014.  • Análise das Metas Curriculares de Inglês do 1º ciclo do Ensino Básico e do programa do Ministério da Educação “Generalização do ensino do Inglês no 1º ciclo do Ensino Básico”.  • Processos de aquisição/ metodologias de ensino das línguas estrangeirais.  • Criatividade na aula de Inglês: Desenvolvimento de recursos/materiais para o 1º ciclo.  • Estratégias de Storytelling  • Elaboração de um trabalho individual ou de grupo, tendo como suporte as Metas Curriculares    Destinatários: Professores dos grupos 120, 220 e 230 Formadora: Dr.ª Cláudia Braz
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SIPE TV

Entrevista Júlia Azevedo TVI24 Reunião Descongelamento 16-11-17

RTP Madeira III Jornadas de Educação SIPE Madeira

Discussão Parlamento Petição - Pré Escolar - SIPE

Seminário Escola a Tempo Inteiro Jorge Carvalho

PACC Canelas 25 de março de 2015

Trilho Megalítico

Manifestação de Professores 20 junho 2015

Escola Pública Toda a Verdade